Categorias: Economia

Paraísos fiscais: China censura sites após relatório “pouco convincente”

Mais de 37 mil chineses terão ativos financeiros em paraísos fiscais, segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. O governo chinês considerou o relatório “pouco convincente”, mas tem bloqueados os sites dos jornais que noticiam o documento.

Os sites dos jornais que noticiaram a existência de mais de 37 mil chineses com ativos financeiros em paraísos fiscais estão a ser bloqueados na China. O governo do ‘império do Meio’ já veio garantir que o relatório, elaborado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla internacional), é “pouco convincente”, mas são cada vez mais os órgãos de informação a relatar a censura aos sites.

Na China é impossível abrir os sites de jornais como o El Pais (Espanha), o Le Monde (França), o Guardian (Reino Unido) ou o Washington Post (EUA). Os canais da BBC continuam a ser emitidos, mas o sinal ‘desaparece’ sempre que aparece a notícia sobre o uso de paraísos fiscais por parte da elite chinesa.

“O Governo da China bloqueou a edição digital do El País no território para evitar a divulgação da investigação que revela que, familiares directos dos dirigentes máximos, entre eles o cunhado do Presidente, assim como magnatas, membros da Assembleia Popular e de empresas estatais mantêm sociedades opacas em paraísos fiscais”, acusa o jornal espanhol.

Entre os mais de 37 mil cidadãos que recorrem aos paraísos fiscais há familiares de dirigentes políticos, como revelado pelo ICIJ. Para além dos nomes, a organização promete revelar pormenores de atividades realizadas nesses paraísos fiscais. Para já, o site o ICIJ refere que, “apesar de termos publicado pela primeira vez informações sobre paraísos fiscais em junho de 2013, decidimos não revelar os detalhes sobre a China, Hong Kong e Taiwan até terminarmos a investigação”.

O prazo definido termina hoje, pelo que a qualquer altura o ICIJ pode avançar com os nomes dos mais de 37 mil cidadãos da China que movimentam ativos financeiros através de paraísos fiscais. O objetivo assumido é informar o público das “novas pistas e ligações sobre as relações da elite chinesa e os paraísos fiscais”.

De acordo com a notícia, há pelo menos 13 familiares dos principais dirigentes da segunda maior economia mundial, incluindo o cunhado do Presidente Xi Jinping, o filho e o genro do anterior primeiro-ministro Wen Jiabao, a filha do antecessor Li Peng, um genro do falecido Deng Xiaoping e um neto do comandante da revolução Su Yu.

A estes somam-se pelo menos 15 grandes empresários de companhias estatais, o que ‘justifica’ que as ‘paradisíacas’ Ilhas Virgens Britânicas tenham sido o segundo investidor direto da China em 2010. “A escolha das Ilhas Virgens não é estranha, uma vez que, em 2010, foi o segundo maior investidor estrangeiro na China, só ultrapassado por Hong Kong. Na descrição feita por este consórcio de meios, é possível ler que a elite ligada ao partido comunista chinês tem aberto sociedades offshores, após terem gerado fortuna através do regime do país”, complementa a notícia apresentada pelo El Pais.

A investigação sobre a relação entre as elites chinesas e os paraísos fiscais terá compilado mais de dois milhões de arquivos digitais, fundamentalmente das Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Cook. A análise dos dados foi realizada por 86 jornalistas, de 46 países.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias