Nas Notícias

Oposição cabo-verdiana “muito apreensiva” com alguns setores da governação

O maior partido da oposição cabo-verdiana (PAICV) mostrou-se hoje “muito apreensivo” com alguns setores da governação do país e pediu ao Governo para “falar a verdade” e que dê esclarecimentos sobre a degradação de indicadores de desenvolvimento.

A apreensão foi manifestada pela líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, no seu discurso durante o debate sobre o Estado da Nação, que decorre no Parlamento cabo-verdiano.

“A grande verdade é que o desempenho de alguns setores da governação nos deixa muito apreensivos”, afirmou a deputada e também presidente do PAICV, que manifestou a sua preocupação em relação à dívida pública e às contas das empresas públicas, para dizer que os dados apontam para uma “situação económica pouco saudável”.

“A competitividade do país vem caindo, sobretudo em indicadores, tais como as infraestruturas, a saúde e o ensino primário, o ensino superior e a formação profissional, o mercado financeiro e o mercado de consumo, as tecnologias, a inovação e o ambiente de negócios”, apontou.

A líder parlamentar do maior partido da oposição cabo-verdiana manifestou ainda preocupações relativas a um “possível risco de abrandamento” de Cabo Verde como destino turístico, tendo em conta a retoma dos mercados do norte de África, mais próximos da Europa e com uma maior qualidade de produtos e serviços.

“É imperativo que medidas urgentes sejam ajustadas ou tomadas, a fim de assegurar o nosso país como bom destino turístico e, deste modo, o papel de relevo que vem prestando à economia do nosso país”, apelou Janira Hopffer Almada.

O PAICV voltou a manifestar preocupação com a falta de informações sobre o negócio da transportadora aérea TACV Cabo Verde Airlines e o monopólio da BINTER, entendendo que “muita coisa não está batendo certo no negócio” e que o Governo “não acautelou os interesses de Cabo Verde”.

Relativamente à seca que assola o país, Janira Almada disse que as suas consequências “são gravíssimas” e tendem a ser piores por “inabilidade e descaso” do Governo, a quem pede para adotar “medidas apropriadas” para “aliviar o desespero” da população.

A líder do PAICV apontou ainda outras situações que considera estão a penalizar a “já precária subsistência” de milhares de cidadãos, considerando que as suas expectativas estão defraudadas.

O líder da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), o terceiro partido no Parlamento, António Monteiro, disse que o país continua a sofrer de alguns males e que o Governo vai bem no seu discurso, mas não no percurso de governação do país.

Por sua vez, o líder parlamentar do partido que suporta o Governo, Movimento para a Democracia (MpD), Rui Figueiredo Soares, disse que a situação herdada dos 15 anos de governação do PAICV era “claramente má”, mas que por causa das reformas governamentais o panorama do país está a “mudar paulatinamente”.

O deputado apresentou alguns dados que considera mostram “otimismo e confiança”, como o aumento do Produto Interno Bruto em 2017 de 4 por cento, um crescimento efetivo de 2,9 por cento em relação a 2015 e o défice orçamental diminuiu 3 por cento do PIB, em 2017, e a dívida pública baixou para 126,5 por cento.

“Estes dados são suficientemente claros para demonstrar que a conjuntura económica continua a ser favorável, traduzindo-se na criação de mais empregos, de mais rendimentos para as famílias e de mais negócios para o país”, disse Rui Figueiredo Soares.

Criticando a “leitura pessimista, catastrófica, errada e enganadora” do PAICV, o líder parlamentar do MpD reconheceu que existem problemas, mas salientou que não devem conduzir ao pessimismo nem ao descrédito.

O debate sobre o Estado da Nação prossegue durante todo o dia no Parlamento cabo-verdiano e marca o fim do ano político no país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaCabo Verde

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias