Categorias: Nas Notícias

ONU inicia maratona de discussões para proteger oceanos

Aprofundar um ambicioso tratado que proteja a biodiversidade dos oceanos é o objetivo dos países da ONU que iniciaram hoje duas semanas de reuniões em Nova Iorque.

Os 193 países da ONU vão trabalhar num rascunho apresentado pela presidente das conferências, a diplomata Rena Lee, de Singapura, que quer que em menos de um ano esse esboço se converta num “instrumento juridicamente vinculativo sobre o uso sustentável e a conservação da biodiversidade marinha das zonas situadas fora de jurisdições nacionais”.

“Precisamos de mudar a situação se queremos proteger a biodiversidade global”, disse Rena Lee na sessão inaugural, na qual instou os Estados a concretizarem o mais rápido possível.

Miguel de Serpa Soares, secretário geral das reuniões (que terminam dia 30), salientou também a necessidade de uma “mudança transformadora para evitar tendências negativas crescentes” e desejou que essa mudança comece na conferência intergovernamental.

Serpa Soares, advogado português que é atualmente secretário-geral-adjunto das Nações Unidas para os Assuntos Legais, citou a última avaliação global sobre a biodiversidade, para lembrar que 66 por cento das águas dos oceanos estão a sofrer um “impacto acumulado” devido às atividades humanas.

Miguel de Serpa Soares sublinhou também que se tornou claro que os processos de alterações climáticas e dos oceanos estão relacionados, insistindo que a conferência pode mudar a tendência negativa.

Os participantes trabalharão “no Projeto de texto de um acordo no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar relativo à conservação e uso sustentável da diversidade biológica marinha das zonas situadas fora de jurisdições nacionais”, explicou.

O rascunho apresentado por Rena Lee, após duas reuniões, em setembro do ano passado e março deste ano, assenta em quatro eixos, relacionados com a conservação e uso sustentável da diversidade marinha, os benefícios dessa exploração e a gestão das áreas (especialmente as protegidas), a avaliação dos impactos ambientais e a capacitação e transferência de tecnologia.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeoceanos

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias