Categorias: Nas Notícias

ONU denuncia agressões sexuais durante confrontos no Sudão

As Nações Unidas (ONU) denunciaram hoje suspeitas de violência sexual, incluindo violações, durante a repressão que as Forças Armadas do Sudão fizeram contra os manifestantes que exigiram a transição para um Governo civil.

A ONU divulgou informações que apontavam para “sérios abusos do Exército e milícias que incluiriam violações individuais e coletivas de manifestantes, ativistas de direitos humanos e funcionários de hospitais em Cartum, onde os feridos foram tratados.

“Exijo a cessação imediata e completa de toda a violência contra civis, incluindo a violência sexual”, afirmou, em comunicado, o enviado especial da ONU para Violência Sexual em Conflitos, Pramila Patten.

O diplomata lembrou que as Forças de Suporte Rápidas do Sudão já foram apontadas pela ONU no passado em casos de violência sexual e insistiu que aquele órgão deve tomar medidas efetivas para prevenir e punir esse tipo de comportamento.

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, também pediu uma “investigação rápida de todas as alegações de violência sexual” e destacou que os responsáveis devem ser responsabilizados.

Para isso, encarregou uma equipa para investigar os casos relatados e apelou ao Presidente do país para deixar entrar a ONU.

As Nações Unidas condenaram a repressão violenta realizada este mês pelo Exército sudanês, que começou com o reprimir uma grande manifestação, em Cartum, para apelar a uma transição para um Governo civil.

O país africano iniciou uma transição em abril, com o derrube do comando do Exército controlado pelo Presidente Omar al Bashir, após meses de protestos de rua devido à situação económica precária, à inflação e à escassez de mercadorias.

Até a eclosão da violência, as negociações entre o Conselho Militar de Transição e a coligação de oposição para estabelecer um Governo de transição progrediram muito lentamente e foram paralisadas pelos recentes acontecimentos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias