Categorias: Mundo

Síria: ONU alerta para “tortura de crianças” por parte do regime de Bashar al-Assad

Navi Pillay, Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, revela que “há crianças torturadas, baleadas nos joelhos, a viver em condições desumanas”. Em declarações à BBC, Pillay denuncia que as autoridades da Síria, além das torturas, não fazem “tratamento dos ferimentos” e mantêm as crianças “como reféns”.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para tortura de crianças “de forma sistemática”, levada a cabo por autoridades sírias. Segundo a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, os atropelos são reiterados e desumanos.

“As autoridades sírias detiveram e torturam crianças. Algumas vítimas são baleadas nos joelhos, detidas com os adultos em condições desumanas. Não lhes é dado tratamento e são tratadas como reféns, ou modo de conseguir informação”, denuncia Navi Pillay, em declarações ao canal inglês BBC.

A comissária da ONU responsabiliza o presidente da Síria, Bashar al-Assad, que não toma qualquer medida para pôr termo a estas torturas. As palavras de Navi Pillay surgem num momento em que a Síria aceitou um plano de paz, proposto por Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe que tenta repor a paz na Síria.

As torturas a crianças colocam em causa a verdadeira vontade de Bashar al-Assad em pôr termo à violência naquele país. A Síria, mediante a ordem do presidente, estará a proceder à captura de outras crianças, que são posteriormente sujeitas ao mesmo tratamento.

Por outro lado, permanecem outras torturas a opositores do regime de al-Assad, que não toma qualquer medida de combate aos homicídios de civis e manifestantes, por delito de opinião.

As palavras da comissária para os Direitos Humanos da ONU vêm de encontro a um relatório da ‘Human Rights Watch’, conhecido há dias, que dá conta de torturas e execuções sumárias de prisioneiros.

Navi Pillay relata um cenário “horrendo”, que contrasta com as manifestações de vontade de Bashar al-Assad restabelecer a paz. Segundo defende Pillay, o Conselho de Segurança da ONU tem dados suficientes para sustentar uma acusação no Tribunal Penal Internacional, contra o regime sírio de Bashar al-Assad.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias