Categorias: Nas Notícias

OMS reúne-se para averiguar se surto congolês de ébola constitui emergência internacional

O Comité de Emergência no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (IHR) reúne-se hoje em Genebra para averiguar se o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

O encontro daquele comité da Organização Mundial de Saúde (OMS), o terceiro desde que este surto de Ébola foi decretado pelo Ministério da Saúde da RDCongo, em 01 de agosto de 2018, surge depois de ter sido registada a primeira vítima mortal do vírus fora do país, no vizinho Uganda, e quando as vítimas mortais em território congolês se aproximam dos 1.400, a um ritmo semanal de cerca de 40 óbitos.

No Uganda, a vítima, um rapaz de cinco anos, foi infetado durante uma visita à RDCongo com a sua mãe e com o seu irmão para visitarem o pai da criança, que se encontrava doente com o vírus e que acabaria por morrer, segundo a OMS.

A família regressou então ao Uganda por um trilho que não estava vigiado pelas autoridades, evitando assim os postos de controlo das autoridades sanitárias.

Além do rapaz, também o seu irmão, de três anos, e a sua avó foram infetados pelo vírus da febre hemorrágica, com as autoridades a acreditarem que outros que participaram nas cerimónias de luto também podem ter sido afetados.

No grupo em que a família seguia e que foi travado num posto fronteiriço ugandês, estavam cerca de 12 pessoas que também mostraram sintomas do vírus do Ébola e que terão sido enviadas para um centro de isolamento.

De acordo com o mais recente balanço do Ministério da Saúde congolês, o surto naquele país já matou pelo menos 1.390 pessoas, tornando-o no segundo mais mortífero de sempre.

Desde o início da epidemia, o número de infetados na RDCongo é de 2.071, dos quais 1.977 confirmados em laboratório, 94 casos prováveis, enquanto 575 pessoas já foram curadas.

Segundo o Ministério da Saúde da RDCongo, até ao dia 10 de junho foram vacinadas 132.264 pessoas e atendidas 65.136.875 pessoas nos centros de tratamento.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias