Nas Notícias

O segredo por detrás das relações intensas de verão

A psicóloga Catarina Lucas explica quais as razões que o calor proporciona e que justificam o aumento da paixão nesta altura do ano

O calor do verão traz com ele emoções intensas e fugazes durante toda a estação. Mas porque será que isto acontece? A psicóloga Catarina Lucas explica quais os fatores que contribuem para que este tempo seja propício a novas paixões e relações.

Com a chegada do calor, as pessoas estão mais recetivas a sair de casa. Estão de férias, viajam, vão à praia ou à piscina e, por isso, estão descomprometidas e livres de rotinas. “Um período pelo qual todos gostam de passar, uma vez que há menos stress e mais socialização”, garante.

Mas de que forma cada um destes fatores contribui para despertar o amor? A psicóloga Catarina Lucas atribui grande parte da responsabilidade aos fatores socioemocionais.

“As saídas no verão tornam-se mais frequentes”, seja para tomar um café ou para ir a uma festa, conhecer novos rostos faz parte. As férias e viagens refletem momentos de relaxamento e descontração, “onde automaticamente o foco deixa de estar no trabalho e na rotina para passar a dar atenção a novos detalhes e a novas pessoas”.

O álcool, “também ele normalmente mais consumível com o aumento da temperatura e do número de festas”, também é um destes fatores socioemocionais, uma vez que funciona como desinibidor e desbloqueia as aproximações. E ainda a alimentação, “uma vez que com o aumento da ingestão de certas frutas e comidas, o instinto sexual é despertado”, conta a psicóloga.

Mas estarão outras razões por detrás desta intensidade nas relações?

O verão impacta na líbido. O corpo anda mais exposto e as roupas mais leves, e juntando isto ao facto de a luz solar estimular as glândulas produtoras de bem-estar, como a serotonina, conhecida como a “hormona do prazer”, e a oxitocina, a vontade de fazer sexo aumenta.

Para a psicóloga Catarina Lucas, “também o aumento de atividade física, com o intuito de atingir o corpo “ideal”, aumenta a produção de testosterona, tanto em homens como mulheres, bem como também a autoconfiança, o que por sua vez aumenta o desejo sexual”.

A excitação aumenta devido ao maior número de estímulos visuais e táteis no verão. Com a maior exposição ao sol, os dias ficam mais longos e a disponibilidade e vontade para fazer sexo é maior. “Outro fator é a conhecida hormona do sono, a melatonina, que fica inibida nas primeiras duas estações do ano devido à elevada claridade durante o dia.

Assim, durante este período, as pessoas ficam acordadas durante mais tempo e sofrem uma alteração no estado de espírito, pelo que ficam mais felizes, o que desajusta a atividade hormonal e propicia o clima de romance”, revela.

A segunda estação é para muitos a época mais erótica e sexual do ano. A psicóloga confirma que, “com uma maior disposição e disponibilidade para a relação sexual, a frequência aumenta cerca de 30% relativamente a estações como a do inverno. As brincadeiras e os estímulos das relações em casal também parecem ser beneficiados” com os dados a apontar para um aumento de 25% na venda de artigos eróticos, como acessórios, jogos e roupa sensual.

Os meses quentes parecem ainda influenciar a fertilidade. “São vários os estudos demográficos que revelam um aumento do número de nascimentos nove meses após a estação mais quente do ano, em vários países”, diz.

Assim, os amores de verão parecem ser certamente um conceito. É a combinação entre todos estes fatores fisiológicos, ambientais, psicológicos e sociais que contribui para um maior enamoramento entre casais e um maior envolvimento sexual propício ao amor nos meses quentes.

Catarina Lucas

Partilhar
Publicado por
Catarina Lucas
Etiquetas: homePsicologia

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias