Categorias: Cultura

O regresso de Nelly Furtado: “Tenho orgulho de ser portuguesa”

Em 2015, Nelly Furtado vai voltar aos palcos e às digressões, mas também vai estrear-se com “um pequeno papel” num filme. O regresso da luso-canadiana deve ser visto como um incentivo para os jovens lusodescendentes “estarem orgulhosos” das raízes portuguesas.

Com uma força que ninguém pode parar, Nelly Furtado vai voltar aos palcos este ano. A cantora luso-canadiana promete “um novo álbum”, uma digressão e uma revelação: a estreia como atriz, na comédia romântica ‘A date with miss Fortune’.

“Tenho um pequeno papel no filme”, que será realizado pelo canadiano John L’Ecuyere e que se centra “numa família luso-americana”, como revelou a cantora com ascendência açoriana.

“Os lusodescendentes devem estar orgulhosos das suas raízes”, afirmou Nelly Furtado, numa entrevista à Lusa, incentivando os jovens lusodescendentes a “seguir os seus sonhos, celebrar as suas diferenças, a sua alegria, as suas raízes e as suas famílias”.

Em resumo, a “estarem orgulhosos” das raízes portuguesas, que marcam a diferença num mundo cada vez mais competitivo: “Tudo o que quiserem fazer é possível, as diferenças tornam-nos únicos”.

“Tenho muito orgulho de ser portuguesa. É uma parte importante de mim. Desde pequena adoro a cultura, a língua, a dança, as festas”, confessou a cantora que canta em inglês, apesar das “muitas influências portuguesas”: “Quando canto, sinto a essência da saudade, do fado, da música portuguesa, mesmo se estou a cantar em inglês”.

“Influências” que Nelly Furtado partilha com Stéphane Lambiel, o patinador também com raízes portuguesas que participa, na Suíça (onde a cantora se encontra atualmente), no 20.º aniversário dos espetáculos de ‘Art on ice’, que reúnem estrelas da música e campeões de patinagem artística.

“Stéphane tem algo que, para mim, é muito português: é muito apaixonado, é muito luso”, elogiou Nelly referindo-se ao filho de pai suíço e mãe portuguesa que foi campeão do mundo em 2005 e 2006.

Já a cantora nasceu no Ontário, Canadá, numa família proveniente dos Açores. Vendeu mais de 20 milhões de discos e conquistou em 2002 um prémio Grammy com o tema ‘I’m like a bird’. Dois anos depois, compôs a canção ‘Força’, que serviu de tema à Seleção Portuguesa de futebol na fase final do Campeonato da Europa.

Nelly Furtado vendeu mais de 20 milhões de discos e conquistou mais de seis dezenas de prémios internacionais de música.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias