Categorias: Nas Notícias

Terapia da hepatite C: Ministério tem uma estratégia para apresentar

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, vai apresentar hoje as linhas gerais da nova estratégia para o tratamento da hepatite C. Os administradores dos centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde foram convocados para uma reunião, às 15h00, onde será explicado o novo plano.

Os tratamentos da hepatite C voltam à ordem do dia com a notícia, avançada pela Lusa, de que o Ministério da Saúde tem pronto um novo plano.

O ministro Paulo Macedo convocou os administradores de todos os centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para uma reunião, a iniciar às 15h00, na qual será apresentada a nova estratégia.

A tutela pretende assegurar uma maior equidade no acesso aos medicamentos inovadores e reduzir os tempos de resposta aos pedidos de tratamento. As linhas gerais dessa estratégia serão apresentadas aos responsáveis hospitalares na reunião de hoje.

O novo protocolo clínico será apresentado pelo próprio ministro da Saúde, que explicará os critérios de racionalidade a adotar, devido ao elevado preço do tratamento contratualizado com a farmacêutica Gilead Sciences.

Na mesma reunião, ainda citando a Lusa, será também apresentado o resumo do futuro despacho que definirá quais os organismos que tutelam a aplicação do novo protocolo, os procedimentos para a autorização de acesso aos medicamentos inovadores e efetuam a monitorização dos custos

A nova estratégia representa a “mudança de paradigma” anunciada por Paulo Macedo quando, a 5 de fevereiro, foi revelado o acordo entre o Ministério e a farmacêutica quanto ao preço dos medicamentos inovadores, cuja taxa de sucesso supera os 90 por cento.

De acordo com a informação avançada na altura pela tutela, o SNS só terá de pagar quando o tratamento resultar, estando definido um limite de 5000 doentes com acesso às novas terapias por ano.

Em Portugal, há 13015 casos de hepatite C notificados, com 660 doentes em tratamento. Nas contas da tutela, a nova estratégia vai permitir tratar todos os doentes registados no SNS até ao final de 2018.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias