Categorias: Nas Notícias

Novo sindicato diz ter convenção melhor para estivadores de Setúbal, mas só tem sete filiados

O novo Sindicato dos Estivadores Portuários de Setúbal (SEP265) anunciou hoje que celebrou uma convenção coletiva com a empresa Operestiva, que diz ser melhor para os trabalhadores do que a convenção do SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística.

“Os trabalhadores da OPERESTIVA (empresa de trabalho portuário de Setúbal) veem os seus direitos reforçados, comparativamente até a outros sindicatos, onde se destaca a possibilidade de serem instituídos prémios aos trabalhadores, algo que não está previsto com outros sindicatos”, diz o SEP265 num comunicado em que sublinha as alegadas vantagens da sua convenção.

“Há a possibilidade dos trabalhadores contratados em dezembro 2018 (após a greve contra o trabalho precário que paralisou o porto de Setúbal durante um mês) poderem subir de nível antes dos seis anos, enquanto no outro sindicato só sobem de nível após seis anos”, acrescenta o comunicado.

O SEP 265 salienta também que a sua convenção, para além das atualizações salariais anuais garantidas de 1,3 por cento acima da inflação, garante ainda um aumento (adicional) de 1 por cento nas tabelas de remuneração e admite a realização do trabalho suplementar por trabalhadores do quadro e eventuais, e não apenas por eventuais, como prevê o acordo do SEAL.

Por outro lado, o SEP265 diz que só admite a contratação de novos trabalhadores eventuais se, “pelo menos, 10 trabalhadores dos atuais eventuais” forem integrados de imediato nos quadros das empresas de trabalho portuário de Setúbal.

Contactada pela agência Lusa, a presidente do SEP265, Amália Cabeleira, defendeu a instituição de prémios pagos em função da “assiduidade, categoria e desempenho” de cada trabalhador, admitindo, no entanto, que os critérios para o pagamento desses prémios ainda não estão definidos.

Confrontada com as críticas de alguns trabalhadores portuários, que acusam o SEP265 de ser um sindicato para defender os interesses das empresas de trabalho portuário e não os interesses dos trabalhadores, Amália Cabeleira refutou as acusações e defendeu que “tem de haver, acima de tudo, respeito de ambas as partes, trabalhadores e empresa”.

Por outro lado, Amália Cabeleira afirmou-se convicta de que o SEP265 conseguiu um acordo melhor do que o SEAL e disse esperar que o novo sindicato mereça a preferência de cada vez mais trabalhadores, mas reconheceu que o “SEAL tem muita força no porto de Setúbal”.

Na verdade, segundo Amália Cabeleira, o SEP265 tem apenas sete filiados, que contrastam com os 152 trabalhadores do porto de Setúbal que estão filiados no SEAL.

A agência Lusa tentou contactar o responsável da empresa de trabalho portuário Operestiva, Diogo Marecos, mas não foi possível em tempo oportuno.

O SEAL escusou-se, para já, a fazer qualquer comentário sobre a convenção negociada entre o SEP265 e a Operestiva, remetendo para mais tarde uma eventual tomada de posição.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Estivadores

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias