Motores

Novo Porsche Panamera mais desportivo e mais requintado

Aí está o novo Porsche Panamera. Esta segunda geração da limousine da marca de Weissach sobressai pelas suas vias mais alargadas e uma estética que o aproxima de outros modelos da casa bávara.

Na secção traseira notam-se semelhanças com outras novidades lançadas recentemente, como o Cayman e o 718 Boxster, com farolins longilíneos ligados por uma faixa de luzes LED.

As maiores dimensões da segunda geração da limousine de Weissach contribuem para o seu visual mais achatado, dominado na secção dianteira pelas novas óticas de quatro luzes xénon, que juntamente com o amplo capot contribuem para o novo ‘rosto’ do modelo germânico.

O novo Panamera cresceu em comprimento (mais 34 centímetros), em largura (mais seis centímetros) e mesmo em altura (mais cinco centímetros), não obstante dê a sensação de ser mais baixo. A distância entre eixos também aumentou (em 30 centímetros).

A intenção da Porsche foi conferir mais espaço e conforto a bordo, bem como um melhor comportamento dinâmico, sem esquecer o requinte a bordo, com o equipamento a desempenhar um papel preponderante.

Um ecrã de 12.3 polegadas ‘touch screen’ domina agora o painel de instrumentos, que é maioritariamente digital mas que também inclui um tacómetro analógico. Sendo que os comandos sensíveis ao toque vão muito para além do ecrã de ‘infotainement’, sendo exemplo as grelhas de ventilação ajustáveis eletricamente.

A qualidade de construção é visível nos materiais empregues, tanto em termos dos revestimentos em pele como os plásticos, com as aplicações metálicas a serem perfusas mas simultaneamente discretas. Um ambiente requintado mas simultaneamente discreto.

Garantida está igualmente a filtragem de ruídos, quer de rolamento, quer de funcionamento, seja qual for a motorização que equipe o Panamera nesta segunda geração, que para já será proposta em três versões.

O primeiro é o Turbo, o segundo é o 4S e o terceiro o 4S Diesel, que estão disponíveis com sistema de tração às quatro rodas permanente bem como com uma caixa de oito velocidades de dupla embraiagem PDK, com a possibilidade de um seletor de modos opcional poder melhorar a resposta.

Esta transmissão serve um motor V8 biturbo no Panamera Turbo, que anuncia 550 cv, que pode chegar aos 306 km/h e pode ir dos 0 aos 100 km/h em 3,8s –que pode baixar dois segundos no ‘pack’ Sport Chrono.

Sob o capot do Panamera 4S está um motor V6 biturbo com 440 cv, que demora um pouco mais a ir de 0 a 100 km/h, 4,4s e atinge os 289 km/h, enquanto no Panamera 4S Diesel o bloco é o V8 de 422 cv, que permite um consumo combinado de 6,7 litros a cada 100 km, para uma aceleração de 0 a 100 km/h de 4,5s.

A comercialização da nova limousine da Porsche está prevista para 5 de novembro, com o preço da versão de acesso (Panamera 4S) a situar-se pouco abaixo dos 135 mil euros.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias