Categorias: Nas Notícias

Portugal interceta mais dois aviões russos, agora perto da costa

Hoje, sexta-feira, dois F-16 da Força Aérea Portuguesa intercetaram e escoltaram dois aviões militares da Rússia. O incidente ocorre horas após os caças portugueses terem intercetado dois bombardeiros russos. Desta vez, as aeronaves terão perturbado a aviação civil na rota para Lisboa.

Vêm aí os russos, parte dois: Portugal volta a intercetar dois bombardeiros em espaço aéreo internacional sob jurisdição portuguesa.

O incidente, avançado pelo jornal I, ocorre horas depois da Força Aérea Portuguesa (FAP) ter intercetado dois bombardeiros russos em “espaço aéreo de responsabilidade nacional”.

“Duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa realizaram uma missão de defesa aérea em espaço aéreo de responsabilidade nacional no dia 29 de outubro”, confirmou hoje a FAP, publicando fotos das aeronaves russas.

“Durante a manhã de quarta-feira, o Sistema de Defesa Aérea (DA) da FAP detetou duas aeronaves não identificadas na zona noroeste de Portugal e com rumo sul, voando alto, rápido e sem comunicações com o Controlo de Tráfego Aéreo”, acrescenta a nota da FAP.

Quando a NATO comunicou a presença de um grupo de aeronaves russas em espaço aéreo internacional sob jurisdição portuguesa foram acionados os F-16 que sediados na Base de Monte Real, em Leiria.

“Após realizado o reconhecimento visual, as aeronaves foram identificadas como sendo bombardeiros Tu-95 Bear, de nacionalidade russa, que, entretanto, mudaram o rumo para norte, tendo sido escoltados até à sua saída do espaço aéreo de responsabilidade nacional”, concluiu a FAP.

Sobre o incidente de hoje ainda não há comentário oficial.

Segundo o I, os dois bombardeiros Tupolev Tu-95 foram intercetados numa zona próxima à usada pela aviação civil para concluir a aproximação a Lisboa.

Dois F-16 voltaram a sair da Base de Monte Real para escoltar os aparelhos russos até que estes deixassem o espaço aéreo de responsabilidade nacional.

Segundo Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, a Rússia está a aumentar as operações “no espaço aéreo dos países da Aliança Atlântica”, sobretudo nos mares do Norte, Báltico “e até no mar Negro”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias