Categorias: MundoNas Notícias

Navios de pesca chineses em São Tomé é “questão de tempo”

A ministra do Turismo, Cultura, Comércio e Indústria são-tomense admitiu hoje que é só uma “questão de tempo” para que o país se abra à atividade piscatória chinesa, mas vincou o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Em declarações à agência Lusa durante a visita que está a realizar a Changsha, Maria da Graça Lavres admitiu que a China tem “muito interesse” nos recursos marítimos do país, assumindo que “esse horizonte se abrirá”.

“É uma questão de tempo: só está atrasado porque é um processo embrionário”, vincou a ministra, apontando que Pequim “está interessada em quase todas as áreas” de cooperação, mas que São Tomé “precisa ser mais ousado para responder às necessidades” do país asiático.

A abertura dos recursos marítimos de São Tomé à atividade piscatória chinesa poderá representar um desafio para um país que se tem distinguido pela sustentabilidade ambiental.

A China, uma das maiores nações pesqueiras do planeta, com milhares de navios de pesca em todo o mundo, é também o país que enfrenta mais acusações por pesca ilegal.

Graça Lavres lembrou o estatuto da Ilha do Príncipe como Reserva Mundial de Biosfera, e que São Tomé se “prepara para receber o mesmo estatuto”, garantindo que os estudos [de impacto ambiental] “terão que ser feitos, antes de tudo”.

“Essas coisas terão que ser respeitadas”, realçou.

A ministra são-tomense falou à agência Lusa em Changsha, no centro da China, onde participa na primeira Exposição Económica e Comercial China/África.

Graça Lavres afirmou ainda que, depois de uma “interrupção”, as relações com a China voltaram com “todo o fulgor”, após restabelecimento dos laços diplomáticos.

“A relação com a China é muito antiga: teve uma interrupção, mas voltou com todo o fulgor”, disse. “A nossa parceria com a China tem sido muito frutífera”, assegurou.

Organizada em conjunto pelo ministério chinês do Comércio e o governo da província de Hunan, a exposição foi lançada no âmbito do Fórum de Cooperação China-África, e visa estabelecer um “novo mecanismo” de cooperação comercial e económica entre a China e os países africanos.

Mais de 1.500 convidados estrangeiros e 5.000 convidados chineses participam no evento, que conta com 3.500 expositores, compradores e visitantes profissionais, segundo a organização.

No ‘stand’ de São Tomé e Príncipe – uma réplica de uma construção tradicional em madeira, com cerca de quarenta metros quadrados – estão dispostos alguns dos produtos típicos do país, com destaque para o cacau e o chocolate.

São Tomé e Príncipe era um dos poucos países que mantinha relações diplomáticas com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, e que se assume como República da China.

São Tomé suspendeu as relações diplomáticas com Pequim em 1997 e passou a reconhecer Taiwan, que era então um dos quatro “tigres asiáticos”, ao lado da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura. Apoiada numa pujante economia, a ilha investia muito dinheiro na expansão do seu espaço político internacional.

Entretanto, a República Popular da China tornou-se a segunda maior economia mundial.

Em dezembro de 2016, o país rompeu com Taipé e voltou a reconhecer Pequim como a única capital de toda a China.

O país asiático tornou-se, em 2009, o maior parceiro comercial de África. Pelas estatísticas chinesas, em 2018, o comércio China-África somou 204 mil milhões de dólares (179 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 20 por cento.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias