Categorias: Mundo

Naufrágio do ferry: Dezenas de mortos e desaparecidos numa das piores tragédias fluviais no Bangladesh

Número de mortos e desaparecidos deixa antever que o naufrágio no rio Meghna é uma das piores tragédias fluviais no Bangladesh. O choque entre um ferry-boat e um navio já provocou a morte de 32 pessoas, entre as quais algumas crianças. O número de desaparecidos deixa adivinhar muitas mais perdas humanas. Estima-se que o ferry transportasse cerca de 300 passageiros e há mais de 100 desaparecidos.

As operações de socorro no Bangladesh prosseguem, com 32 corpos retirados do ferry afundado, entre os quais os de duas crianças e cinco mulheres. Há cerca de meia centenas de sobreviventes que conseguiram nadar até à margem do rio Meghna.

As equipas de resgate tentam há várias horas trazer à superfície o ferry-boat, de dois andares, que está no fundo das águas do rio Meghna. O naufrágio ocorreu depois de uma colisão frontal com um petroleiro, a sudeste de Dacca, às 2h30 locais (20h30 em Lisboa), numa altura em que quase todos os passageiros estavam a dormir.

Teme-se que mais pessoas estejam ainda presas no navio afundado. As equipas de resgate estão a tentar libertar o barco, apesar de serem quase nulas as probabilidades de encontrar sobreviventes.

As causas do acidente vão ser investigadas, segundo garante o governo do Bangladesh. Os ferry-boats não têm condições de segurança e estão quase sempre sobrelotados. Este tipo de balsas é o principal modo viajar naquele rio, que cruza o Bangladesh.

A Autoridade Nacional de Transporte de Águas Fluviais do Bangladesh realça que entre 1977 e 2010 morreram 4047 pessoas, em 396 acidentes nos rios. E o transporte fluvial assume grande importância, num país onde abundam os rios. As embarcações no Bangladesh não são seguras e estão em mau estado de conservação.

O Bangladesh tem assistido a uma série de tragédias de barco, nos últimos tempos. O pior ocorreu em 2009, provocando a morte a 85 pessoas, também afogadas numa balsa semelhante, que naufragou a sul do país.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias