Categorias: Nas NotíciasPaís

“Não podemos cometer na Páscoa o erro do Natal”, avisa Raquel Duarte

A médica pneumologista Raquel Duarte, que apresentou uma proposta de desconfinamento na última reunião do Infarmed, insistiu na necessidade de manter quase tudo fechado até à Páscoa, para não se repetir “o erro” do Natal.

“Não podemos correr o risco de ter uma quarta vaga. Não nos podemos dar ao luxo de voltar a fechar a sociedade”, frisou a especialista, defendendo que é preferível não apontar datas precisas para a reabertura do país.

“Não podemos cometer na Páscoa o erro que cometemos no Natal. Espero que se tenha aprendido bem a lição e que ninguém cometa o mesmo erro, que não foi só o da ceia de Natal, mas toda a movimentação possível nessa época”, alertou.

A pneumologista insistiu: “O meu conselho é que não haja Páscoa este ano, que as pessoas se mantenham dentro do seu agregado familiar e que não andem de um lado para o outro em grandes concentrações familiares”.

De acordo com Raquel Duarte, “é obrigatório” que o desconfinamento seja acompanhado pelo “desfasamento dos horários laborais e dos horários escolares”.

“Não temos de entrar nem de sair todos à mesma. É claro que se tem de ser sensato, e tendo em conta que as crianças mais pequenas são levadas às escolas pelos pais é evidente que vai ter de haver alguma coerência, mas tem de se desfazer as horas de ponta”, explicou a especialista, em entrevista ao Diário de Notícias.

“Tem de se mudar a rotina, temos mesmo de reduzir as horas de ponta. Não as podemos ter se queremos reduzir a transmissibilidade da doença. E é possível fazê-lo. Não precisamos todos de entrar às 8h30 ou de sair às 12h00 ou às 13h00 para se almoçar e ir até à restauração. Tem de ser uma mudança transversal em todos os setores. E tem de ser agora. Já aprendemos muita coisa, com o facto de muitos terem estado em teletrabalho e de se ter percebido que há muita coisa que pode ser feita à distância, e tem de ser agora, não o podemos fazer depois de uma quarta vaga. Repito, não nos podemos dar ao luxo de ter uma quarta vaga”, finalizou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias