Cultura

“Museu dos Falhanços” é inaugurado brevemente na Suécia

Estamos habituados a “adorar o sucesso” e a seguir o seu exemplo. No entanto, um psicólogo teve a ideia de criar o “Museu dos Falhanços”, na Suécia, que vai reunir os maiores falhanços da história contemporânea, como invenções lançadas por marcas conhecidas e que não conquistaram a “adoração” do público.

A ideia partiu do psicólogo Samuel West e a revista online ‘Quartz’ conta que ele está “cansado” do “mundo a adorar o sucesso”.

“Cada fracasso é excecionalmente espetacular, enquanto o sucesso é repetitivamente nauseabundo”, afirmou o psicólogo, que acrescentou: “A verdadeira inovação exige aprender com as complexidades de cada falha (…) algo que a maioria das empresas não consegue aprimorar”.

A ser inaugurado em junho em Helsingborg, na Suécia, o museu tem como objetivo retirar o preconceito que existe à volta do fracasso pessoal e profissional.

Neste museu poderá encontrar exemplos de fracasso como foi o caso da Colgate, a empresa de dentífrico, que tentou lançar uma gama de refeições congeladas nos anos 80, com uma versão de lasanha de carne. No entanto, o público ficou desconfiado desta comida vinda de uma empresa de pasta de dentes.

Outro exemplo é a Coca-Cola Black, um refrigerante da Coca-Cola com sabor a café, que esteve no mercado apenas entre 2006 e 2008 ou então o perfume ‘Hot Road’, lançado pela Harley Davidson, a marca de motociclos, que tinha uma fragrância a couro de moto.

Entre os vários produtos que têm um símbolo de fracasso estampado, existem ainda outros que abriram portas a muitos produtos que consumimos hoje, como é o caso da câmara digital da Kodak.

Mas também há outros produtos que parecem ter saído de uma cena de masoquismo: uma máscara que alegava embelezar o rosto através de choques elétricos, várias vezes por mês, que havia sido promovido pela atriz Linda Evans, em 1999.

Samuel West espera que o museu incentive a sociedade a “adorar” e a respeitar o fracasso, que por norma é ridicularizado. “A aprendizagem é o único processo que transforma a falha em sucesso. Então, se você não aprender com os seus fracassos, você está realmente lixado. Simples como isso”, afirmou.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias