Categorias: Mundo

Mulher corta o vestido de noiva em fatos para bebés que vão morrer

Uma escocesa arranjou um uso invulgar para o vestido de noiva: foi retalhado em pequenos fatos para bebés nados-mortos ou que nascem ‘condenados’ a morrer em horas ou dias.

Há muitas mulheres que optam por guardar o vestido de noiva, que acaba por passar de geração em geração; ou que o destroem numa sessão fotográfica para a posteridade, o ‘trash the dress’.

Mas Yvonne Trimble, que nasceu em Edimburgo (Escócia) e agora vive no Chipre, será a única a ter ‘reciclado’ o vestido de noiva para uma finalidade invulgar.

Consciente de que não voltaria a usar o vestido, esta mulher enviou-o para a Cherished Gowns for Angel Babies, uma associação de Kent (Escócia) que costura fatos especiais para bebés.

São fatos especiais porque são destinados às cerimónias fúnebres de fetos que morreram a partir das 20 semanas de gestação, de nados-mortos ou de bebés que morrem horas ou dias após nascerem.

O site da associação explica que os pais destes bebés, como se não bastasse a dor do luto, sofrem por não encontrarem fatos à medida, uma vez que se tratam de corpos muito pequeninos.

Para agradecer, a Cherished Gowns enviou a Yvonne Trimble fotos dos fatos feitos a partir do vestido de noiva.

“Ontem, recebi as imagens que mandaram daquele que foi o meu vestido de noiva. Fui assoberbada por uma mistura de emoções fortes”, comentou a escocesa, no Facebook.

“Senti orgulho por ter feito algo de bom, tristeza por saber qual o fim a que se destinam estes pequenos fatos e uma sensação de agradecimento por saber que há voluntários, por todo o pais, a costurar este vestuário que tanto conforto dá aos pais”, reforçou Yvonne Trimble.

O comentário da mulher tornou-se viral, sendo partilhado mais de 100 mil vezes. Mais de 2500 enviaram um convite de amizade à escocesa e muitos pais em luto aproveitaram para desabafar.

“Tem sido uma emoção ver como as pessoas precisam de desabafar e como se sentem agradecidas por eu ter chamado a atenção para este assunto”, acrescentou Yvonne Trimble.

“É normal enviarmos fotos às pessoas que nos doam roupa”, explicou uma das fundadoras da Cherished Gowns, Megan McKay: “Porém, a viralidade deste post foi inacreditável! Deixámos de ter lista de espera porque mais de 8500 pessoas nos doaram roupa”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias