Categorias: MundoNas Notícias

Movimento Independentista de Cabinda denuncia detenção do seu secretário-geral

O Movimento Independentista de Cabinda (MIC) afirmou que a “polícia colonial angolana” deteve hoje o secretário-geral da organização antes de uma “marcha pacífica” prevista para o início da tarde para assinalar os 134 anos do Tratado de Simulambuco.

Numa mensagem na rede social Whatsapp, o secretário para a Informação do MIC, Sebastião Macaia, que está incontactável por telefone, indicou que a detenção de Carlos Vemba surge depois de uma entrevista dada pelo secretário-geral do movimento à Voz da América (VOA).

“A polícia colonial angolana acaba de deter o Carlos Vemba, secretário-geral do MIC, que, ontem [quinta-feira], numa entrevista à VOA, confirmou a realização da marcha, hoje, 01 de fevereiro. Abaixo a colonização angolana. Viva Operação Cabinda Livre. Libertem Carlos Vemba”, lê-se na mensagem.

Segundo Sebastião Macaia, a detenção de Carlos Vemba e também a de mais um apoiante do MIC, junta-se aos restantes 32 apoiantes do movimento detidos na terça-feira em Cabinda pela polícia angolana.

Para hoje está prevista a realização de uma “marcha pacífica”, organizada pelo MIC para assinalar o 134.º aniversário da assinatura do Tratado de Simulambuco (1885), documento que, para os movimentos secessionistas do enclave, está na base da luta pela independência, mas não é ainda possível confirmar se a iniciativa está a decorrer ou se foi impedida pela polícia.

“Face a todas estas perseguições, o Povo de Cabinda decidiu manter de pé a marcha pacífica”, que irá desfilar a partir do largo do antigo cemitério de Zangoio (ou “Parada dos Fiéis”) até ao largo onde se situa o monumento em memória do Tratado de Simulambuco, referiu na quinta-feira à Lusa o secretário para a Informação do MIC.

Na marcha, acrescentou, além de visar protestar “contra a colonização angolana e a favor da autodeterminação e independência de Cabinda”, vai também ser exigida a “libertação imediata” de todos os apoiantes do MIC detidos nas prisões do enclave angolano que faz fronteira com a República do Congo e com a República Democrática do Congo.

Em agosto de 2017, a polícia de Cabinda prendeu 13 membros do MIC sob a acusação de “prática do crime de reuniões ilegais e contra a segurança do Estado”, tendo o Tribunal Provincial local absolvido todos os visados no julgamento sumário realizado seis dias depois.

O Tratado de Simulambuco foi assinado em 01 de fevereiro de 1885, pelo representante do Governo português Guilherme Augusto de Brito Capello, então capitão tenente da Armada e comandante da corveta Rainha de Portugal, e por chefes e oficiais do reino de N’Goyo.

O tratado colocou Cabinda sob protetorado português e foi elaborado antes da Conferência de Berlim, que dividiu África pelas potências europeias.

A procura da independência data, no entanto, de 1956, quatro anos depois da união administrativa com Angola, com a formação do Movimento de Libertação do Enclave de Cabinda (MLEC) e, em 1963, dois anos depois do início da guerra em Angola, são criados o Comité de Ação da União Nacional dos Cabindas (CAUNC) e a Aliança Maiombe (ALLIAMA).

A Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) é fundada nesse mesmo ano, como resultado da fusão dos movimentos existentes e de forma a unir esforços que sensibilizassem Portugal para o desejo de independência.

Mais recentemente, a FLEC passou a designar-se Frente de Libertação do Estado de Cabinda.

A Lusa contactou o governo provincial de Cabinda, mas ainda não conseguiu nenhuma resposta.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: AngolaCabinda

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias