Categorias: Mundo

Morreram adeptos na China porque não dormiram para ver o Mundial

Há três adeptos de futebol na China que morreram, após várias noites sem dormir, para verem o Mundial do Brasil. Segundo os órgãos de informações locais, o primeiro caso ocorreu na segunda-feira, durante o Espanha-Holanda. Na terça, mais dois adeptos morreram. Problemas cardíacos e morte súbita foram provocados pela falta de descanso.

O fuso horário leva a que na China os jogos do Mundial do Brasil decorram durante a hora de descanso. Mas há adeptos que estão dispostos a tudo, desde que não percam as partidas do campeonato do mundo.

Há três mortes confirmadas pelas autoridades, em resultado da falta de descanso. O primeiro foi um jovem com 24 anos de idade, que morreu na madrugada de sábado, enquanto via o Espanha-Holanda. Esta morte ocorreu em Suzhou, no leste da China.

Nesta terça-feira foram noticiados mais casos. Um homem de 51 anos, residente em Dalian, morreu durante a mesma partida, vítima de ataque cardíaco, quando assistia ao mesmo jogo. Li Minggiang, ex-jogador profissional de futebol, assistia ao encontro entre holandeses e os campeões do mundo, com um grupo de amigos, segundo conta a agência Xinhua.

Também hoje foi noticiada uma terceira morte pelos mesmos motivos, desta vez envolvendo um homem de 38 anos de idade. Morreu no domingo, durante o Uruguai-Costa Rica.

De acordo com o Shangai Daily, jornal chinês, este homem era hipertenso e não dormia há três dias, para poder ver os jogos do Mundial do Brasil.

Sentiu-se mal, desmaiou e foi transportado para o hospital, onde viria a morrer, vítima de um hemorragia cerebral.

Todas as cidades onde ocorreram as mortes têm um fuso horário semelhante, com 11, 12 horas de diferença relativamente às cidades do Brasil onde decorrem os jogos do Mundial.

As partidas são transmitidas na China de madrugada, quase sempre. E aquelas que decorrem às 17h00 no Brasil correspondem à meia-noite na China. Depois, há jogos entre as 3h00 e as 6h00 da madrugada.

Apesar de os canais de televisão repetirem os jogos que transmitem em direto, alguns adeptos chineses não querem ver partidas do dia anterior, com prejuízo para o seu descanso.

Esta não é, assinale-se, a primeira vez que as autoridades de saúde da China registam mortes por falta de descanso, em resultado da transmissão de grandes eventos desportivos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias