Mundo

Morreram adeptos na China porque não dormiram para ver o Mundial

mundial brasil 2014 logoHá três adeptos de futebol na China que morreram, após várias noites sem dormir, para verem o Mundial do Brasil. Segundo os órgãos de informações locais, o primeiro caso ocorreu na segunda-feira, durante o Espanha-Holanda. Na terça, mais dois adeptos morreram. Problemas cardíacos e morte súbita foram provocados pela falta de descanso.

O fuso horário leva a que na China os jogos do Mundial do Brasil decorram durante a hora de descanso. Mas há adeptos que estão dispostos a tudo, desde que não percam as partidas do campeonato do mundo.

Há três mortes confirmadas pelas autoridades, em resultado da falta de descanso. O primeiro foi um jovem com 24 anos de idade, que morreu na madrugada de sábado, enquanto via o Espanha-Holanda. Esta morte ocorreu em Suzhou, no leste da China.

Nesta terça-feira foram noticiados mais casos. Um homem de 51 anos, residente em Dalian, morreu durante a mesma partida, vítima de ataque cardíaco, quando assistia ao mesmo jogo. Li Minggiang, ex-jogador profissional de futebol, assistia ao encontro entre holandeses e os campeões do mundo, com um grupo de amigos, segundo conta a agência Xinhua.

Também hoje foi noticiada uma terceira morte pelos mesmos motivos, desta vez envolvendo um homem de 38 anos de idade. Morreu no domingo, durante o Uruguai-Costa Rica.

De acordo com o Shangai Daily, jornal chinês, este homem era hipertenso e não dormia há três dias, para poder ver os jogos do Mundial do Brasil.

Sentiu-se mal, desmaiou e foi transportado para o hospital, onde viria a morrer, vítima de um hemorragia cerebral.

Todas as cidades onde ocorreram as mortes têm um fuso horário semelhante, com 11, 12 horas de diferença relativamente às cidades do Brasil onde decorrem os jogos do Mundial.

As partidas são transmitidas na China de madrugada, quase sempre. E aquelas que decorrem às 17h00 no Brasil correspondem à meia-noite na China. Depois, há jogos entre as 3h00 e as 6h00 da madrugada.

Apesar de os canais de televisão repetirem os jogos que transmitem em direto, alguns adeptos chineses não querem ver partidas do dia anterior, com prejuízo para o seu descanso.

Esta não é, assinale-se, a primeira vez que as autoridades de saúde da China registam mortes por falta de descanso, em resultado da transmissão de grandes eventos desportivos.

Em destaque

Subir