Categorias: Nas Notícias

Moçambique/Eleições: Missão da União Europeia condena ataque mortal a observador

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (UE) condenou hoje o ataque que provocou a morte de um observador eleitoral de uma organização não-governamental moçambicana, na segunda-feira, no sul do país.

“A missão condena veementemente o ataque que resultou na morte de uma figura-chave da observação eleitoral moçambicana”, Anastácio Matavel, diretor executivo do Fórum das ONG (FONGA) e ponto focal da Sala de Paz em Gaza, afirmou, em comunicado.

Os observadores da UE apelam às autoridades competentes “que investiguem este ato violento e assegurem que os agressores são responsabilizados pela sua conduta criminosa”.

“Violentos confrontos entre simpatizantes dos diferentes partidos políticos continuaram durante a campanha eleitoral sem que houvesse uma forte, clara e persistente condenação por parte dos líderes políticos e das autoridades competentes”, sublinhou.

A missão, que já tinha feito apelos públicos contra a violência, voltou hoje a pedir às autoridades competentes para que tomem “as medidas necessárias para mitigar a violência eleitoral e promover um ambiente seguro para a realização e observação das eleições”.

A UE lamentou a “escalada de violência” na campanha eleitoral moçambicana, que entre acidentes e outros atos já terá levado a mais de 38 mortes, segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana.

“A observação nacional é uma componente fundamental de um processo eleitoral credível”, realçou o comunicado da missão da UE, acrescentando que “qualquer ato que afete ou limite a capacidade dos observadores nacionais em desempenhar o seu papel essencial é um obstáculo inaceitável à transparência das eleições e ao respeito pela participação dos cidadãos”.

A 15 de outubro, 12,9 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher o Presidente da República, dez assembleias provinciais e respetivos governadores, bem como 250 deputados da Assembleia da República.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias