Categorias: Nas Notícias

Moçambique/ciclones: População cabo-verdiana adere “em massa” a campanha da Cruz Vermelha

A população cabo-verdiana aderiu “em massa” à campanha de solidariedade da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) com Moçambique, tendo contribuído com mais de 45 mil euros e centenas de bens, revelou hoje o presidente da instituição.

Arlindo Carvalho falava aos jornalistas na cidade da Praia, onde decorre o ato central das comemorações do Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que se assinala hoje.

Sobre a campanha de solidariedade para com a população moçambicana atingida em março pelo ciclone Idai – seguido este mês pelo ciclone Kenneth -, o presidente da CVCV disse que se registou “uma adesão em massa da parte dos cabo-verdianos, mas também das empresas e instituições”.

As várias contas abertas pela instituição nos bancos cabo-verdianos reuniram até ao momento cinco milhões de escudos cabo-verdianos (45.323 euros), enquanto a oferta de bens não tem parado.

“As pessoas estão sempre a ligar e a perguntar para onde podem enviar as coisas”, disse Arlindo Carvalho, especificando que tem sido intensa a oferta de bem como roupa, calçado, eletrodomésticos.

“Há um sentimento de solidariedade muito grande aqui em relação ao sofrimento do povo moçambicano”, frisou.

Além desta campanha, a assistência humanitária prestada por Cabo Verde em Moçambique foi um sucesso, segundo o presidente da CVCV, para quem “o pessoal trabalhou e deixou Cabo Verde bem representado e semeou ali o amor”.

A equipa cabo-verdiana, que chegou a Moçambique no passado dia 18 de abril e ali permaneceu durante duas semanas, era composta por 12 elementos e desenvolveu atividades nas áreas de cardiologia, clínica geral, promoção de saúde, urgência de adulto e crianças com sintomas associados ao ciclone Idai, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, enfermagem e psicologia.

“Fizeram um grande trabalho reconhecido não só pelas forças no terreno, como a representação do Movimento Internacional da Cruz Vermelho e Crescente Vermelho, a organização dos Médicos no Mundo, mas também as instituições do Estado de Moçambique e outras ali presentes”.

Os resultados positivos desta missão levaram a que tivesse prolongado o tempo em Moçambique e, “agora, estão a insistir no envio de outra equipa”, revelou.

Esta equipa cabo-verdiana – composta por quatro médicos, seis enfermeiros, uma psicóloga e um elemento da proteção civil – foi integrada numa equipa constituída por técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa, médicos internacionais e técnicos voluntários daquela localidade.

Moçambique foi pela primeira vez atingido por dois ciclones na mesma época chuvosa (de novembro a abril), depois de em março o ciclone Idai, de categoria três, ter atingido o cento de Moçambique onde provocou 603 mortos.

Entretanto, o ciclone Kenneth provocou, segundo os dados mais recentes das autoridades moçambicanas, 45 vítimas mortais.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaMoçambique

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias