Nas Notícias

Ministro defende Portugal coeso para negociar fundos em Bruxelas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas defendeu hoje uma posição coesa de Portugal na negociação do próximo quadro de apoio, envolvendo todos os partidos com assento parlamentar, mas sobretudo os que apoiam o Governo.

Pedro Marques falava aos jornalistas após reuniões com os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira, para a “articulação de uma posição política em nome do país para apresentar às instâncias europeias sobre o futuro quadro financeiro e sobre as prioridades na próxima década para aplicação desses fundos comunitários”.

Em relação à participação dos outros partidos políticos nestas negociações, Pedro Marques afirmou que “os partidos com assento parlamentar e, obviamente, por maioria de razão, os partidos que apoiaram” a solução de Governo foram ouvidos quer em sede de debate em plenário e depois em reuniões bilaterais sobre o primeiro documento e a primeira posição preliminar de Portugal, sobre o próprio documento do Portugal 20/30.

O ministro realçou que o Governo incorporou “posições concretas” e “alguns elementos” no documento geral a apresentar a Bruxelas e continuará “a trabalhar com todos os partidos com assento parlamentar, mas, por maioria de razão, com aqueles que têm apoiado a solução governativa [BE, PCP e PEV]”.

“Sim, é verdade que há uma aproximação importante de posições com o maior partido da oposição [PSD], que valorizamos muito no sentido de Portugal se apresentar em Bruxelas com um forte consenso e com uma ideia de continuidade nas políticas estratégicas para a próxima década. Isso valoriza certamente a posição do país, mas, como tenho dito também, era o que faltava que dispensássemos ou menorizássemos a importância da posição dos partidos que têm sido tão importantes para os bons resultados que Portugal tem alcançado”, afirmou.

“Continuaremos a trabalhar com normalidade com os partidos com assento parlamentar e continuaremos a trabalhar sempre com maior intensidade com os partidos que apoiam a solução governativa”, sublinhou.

O consenso também com os governos regionais foi também realçado pelo ministro.

“Estamos à procura de ter, e penso que a conseguir alcançar com sucesso, o tal maior consenso possível relativamente ao futuro do país e a maneira como vamos a Bruxelas defender a política de coesão, defender a PAC [Política Agrícola Comum], defender a necessidade do reforço do orçamento europeu para que novas políticas não venham fazer perigar as políticas importantes para Portugal, como é o caso da coesão ou da PAC, no contexto do ‘Brexit'”, disse.

Pedro Marques salientou que Portugal tem “uma agenda ambiciosa para a próxima década em torno do desenvolvimento das pessoas, das qualificações, da coesão, em torno da inovação, da coesão territorial e em torno da sustentabilidade na utilização dos recursos e na sustentabilidade ambiental”.

Para concretizar essa ambição, segundo o ministro, existe a necessidade de “uma política de coesão e uma PAC fortes” e “novas políticas europeias em áreas prioritárias”.

“Mas para isso precisamos de um orçamento europeu ambicioso, que não ponha em causa as políticas que mais dizem respeito a Portugal”, concluiu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias