Nas Notícias

Ministro da Defesa abre a porta ao reforço da cooperação militar com São Tomé e Príncipe

O ministro português da Defesa abriu hoje a porta ao reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe na área militar, manifestando-se disponível para mais diálogo com o governo são-tomense que tomou posse recentemente.

“Temos um novo governo que tomou posse esta semana e vamos olhar para aquilo que forem as ideias e as prioridades do novo governo e faremos os ajustamentos que forem adequados, nestas próximas semanas, até janeiro, fevereiro, faremos um balanço e identificaremos os caminhos para o futuro”, afirmou João Gomes Cravinho.

Em São Tomé e Príncipe, onde se encontra para uma visita oficial de um dia, o ministro da Defesa Nacional manteve encontros com o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, com o ministro da Defesa e Ordem Interna, coronel Óscar Sousa, empossados no início da semana e, por fim, com o Presidente da República, Evaristo Carvalho.

No final dos encontros com o primeiro-ministro e com o ministro da Defesa e Ordem Interna são-tomenses, Gomes Cravinho disse que a visita – a primeira visita oficial a um país estrangeiro na qualidade de ministro da Defesa – visou “reiterar a amizade de Portugal com São Tomé” e manifestou-se disponível para “agora encetar mais e novos caminhos de cooperação com o país”.

A cooperação com São Tomé e Príncipe na área militar data de 1988 e foi sucessivamente renovada até 2018, ano em que houve uma alteração de modelo para a tornar mais abrangente, mantendo-se a formação, a segurança marítima, a engenharia militar, entre outras, e abrindo a possibilidade da participação conjunta das Forças Armadas portuguesas e de São Tomé em missões de paz e humanitárias.

O investimento português em projetos de cooperação com aquele país soma 9,4 milhões de euros de 1991 a 2017, segundo dados divulgados na apresentação dos projetos de cooperação, que juntou na cidade de São Tomé os dois ministros da Defesa e chefes militares portugueses e são-tomenses.

Para além da formação e de ações de fiscalização conjunta do espaço marítimo, as Forças Armadas portuguesas prestam assessoria à capacitação das forças são-tomenses ao nível dos instrumentos legislativos na área da Defesa, visando o reforço do exercício da autoridade do Estado de São Tomé e Príncipe.

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, e o chefe do Estado-Maior do Exército, Nunes da Fonseca, acompanharam João Gomes Cravinho.

O ministro da Defesa esteve também com a Força Nacional Destacada em São Tomé, a bordo do navio português “Zaire”, que integra 28 militares que prestam, desde o início do ano, formação e treino aos militares são-tomense, visando a capacitação da Guarda Costeira do país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias