Nas Notícias

Milhares em Ponta Delgada nos “momentos especiais” das festas do Santo Cristo

Milhares de pessoas preenchiam hoje à tarde o centro de Ponta Delgada para, no âmbito das festas do Santo Cristo dos Milagres, assistirem à mudança da imagem do Convento da Esperança para o Santuário, um dos “momentos especiais” das celebrações.

“É um dos momentos de que mais gosto no ano”, contou à reportagem da agência Lusa uma terceirense que se deslocou a São Miguel para as festas, enquanto vários emigrantes elogiavam também o momento e alguns turistas denotavam curiosidade pelo evento.

Os micaelenses preenchiam a grande fatia dos que passaram esta tarde pelo Campo de São Francisco, bem no centro da maior cidade açoriana.

A mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para o Santuário envolveu a passagem da imagem em frente à Guarda de Honra e a acompanhar houve cerimónias militares, música da banda da Zona Militar dos Açores e uma aeronave da Força Aérea no ar.

Mais do que uma “festa religiosa”, que “não deixa de o ser”, estes dias são, em Ponta Delgada, “espaço de confraternização e alegria”, contou à Lusa Rui Medeiros, micaelense de gema.

Famílias inteiras, incluindo muitas crianças e bebés, aproveitam estes dias para circular na zona central de Ponta Delgada, que tem nesta altura o trânsito fortemente limitado e onde há muitas barracas de venda de comida e bebida, sobretudo de produtos dos Açores.

No cortejo da mudança de imagem participaram esta tarde milhares de devotos, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.

Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo – um busto do “Ecce Hommo” oferecido às freiras clarissas pelo papa Paulo III – sai à rua apenas no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.

A devoção ao Santo Cristo foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´Anunciada.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá.

Antes da mudança da imagem, centenas de peregrinos percorreram hoje de manhã, de joelhos o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas.

Alguns dos fiéis, homens e mulheres, optam por cumprir a promessa sozinhos, mas outros, carregando molhos de círios, fazem o trajeto acompanhados por familiares ou por amigos, que caminham ao seu lado.

As festas do Santo Cristo decorrem até quinta-feira.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Açoreshome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias