Motores

Mercedes e Renault pouco recetivas ao futuro regulamento de motores na F1

As novidades para os motores de Fórmula 1 para 2021 anunciadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) não deixaram a Mercedes e a Renault muito entusiasmadas. As duas marcas mostram-se reservadas quanto à solução encontrada, nomeadamente conservar os V6 1.6 litros turbo apenas mantendo um elemento híbrido, o MGU-K. dependente do MGU-H. O som dos propulsores será melhorando ao aumentar o regime de funcionamento do mesmo.

Cyril Abiteboul, pela Renault, e Toto Wolff, da Mercedes, já vieram dizer que algumas alterações são interessantes mas outras nem tanto.

“Aprovo os objetivos fixados em termos de custos, o barulho e a potência bem como a volante de tentar uma convergência das performances. Estas coisas poderia ser conseguidas com os motores atuais. Não vou comentar sobre o que foi apresentado por um motorista independente. Isso talvez reduzisse os custos de acesso para um construtor, que tem de continuar a investir somas colossais na pesquisa e desenvolvimento. Esse é atualmente o nosso problema”, defende Abiteboul.

“Não acredito que uma estrutura como a Ilmor ou a Cosworth sejam capazes de evoluir por si só os motores sem o apoio de um construtor. A partir do momento em que se retire o MGU-H teremos um novo motor. Isso muda completamente a maneira como é gerida a energia do motor, o funcionamento do turbo, etc. É um novo conceito de combustão, uma nova forma de gerir a eficiência”, enfatiza o diretor da Renault Sport.

Toto Wolff acompanha a forma de pensar do seu homólogo da marca francesa, referindo que as soluções evocadas ficarão mais caras para os construtores de motores. “É a sua visão, a sua proposta e nós ainda não a aceitamos. O conceito proposto é de um motor totalmente novo e novos investimentos. Nenhum construtor ficou particularmente impressionado. O novo conceito deve combater os custos de desenvolvimento e de nível sonoro. Não vimos nada disso”, afirmou o diretor desportivo da Mercedes.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias