Mundo

Menina de 8 anos vende pinturas para ajudar amigo invisual

A pureza e amizade de Sofia Cobucci, de 8 anos, está a conquistar a internet. Sofia é uma artista por natureza, de Campinas, no Brasil e vai tentando iluminar, para já, os olhos quase cegos de Vinícius Ribas, seu amigo de 14 anos. A pequena artista pinta e vende telas para ajudar Vinícius a pagar o transplante de córnea que necessita.

Vinícius nasceu com glaucoma, uma doença que surge na sequência do aumento da pressão ocular, não tem percepção através do olho direito e apenas tem 10 por cento de visão do esquerdo.

Tudo se resume à baixa percepção de luz, mas isso não incomoda Sofia, que faz por ser ela a brilhar na – para já – escura vida de Vinícius.

“Já fiz uma lista das quatro coisas que quero ver primeiro na minha vida: a primeira é o espelho; a segunda são os quadros da Sofia; a terceira é a minha irmãzinha [de três anos]; e a quarta é ver no Google Earth o estilo de cada país”, conta Vinícius ao portal brasileiro G1.

O jovem já realizou 31 operações, sem os efeitos esperados, mas está esperançoso sobre este transplante, que deverá acontecer até final de janeiro de 2018.

Para isso, muito tem contribuído Sofia Cobucci, a sua amiga artista de oito anos. Inspirada desde que se conheceram, há sensivelmente três anos, Sofia pinta sempre acompanhada de música e conta que “nasceu com esse dom”.

“Nunca seu como vou fazer, porque copiar da mente é muito difícil. Jogo tinta de qualquer cor para todos os lados e fica lindo. (…) Eu quero vê-lo feliz”, confessa Sofia.

No final do ano de 2016, 14 das telas pintadas por Sofia foram expostas em Campinas e vendidas todas no mesmo dia. O dinheiro angariado foi suficiente para pagar o procedimento que antecede o transplante, realizado no início deste ano.

“Vai ser um passo gigantesco para a minha vida, apesar de ser uma mudança impressionante”, conta Vinícius.

O transplante deverá acontecer até final de janeiro do próximo ano, e Vinícius sente-se um “privilegiado” e promete continuar a lutar.

“Tenho a certeza que vai dar certo. E se não der certo, vou tentar de novo, e de novo, e quantas o meu olho aguentar, porque essa é uma oportunidade que não posso deitar fora. Sou um privilegiado”, admitiu o jovem.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias