Categorias: Nas Notícias

Médicos querem “transparência” na separação entre privado e público, enfermeiros preferem “aumentos”

Os profissionais de saúde reagem às declarações do líder do PS, que defende a separação entre o setor público e o privado. Os médicos preferem uma maior “transparência” na relação, enquanto os enfermeiros querem acabar com “a promiscuidade” mas com melhores remunerações.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defende que os profissionais de saúde não devem exercer funções para o Estado e no setor privado em simultâneo. A opção pela exclusividade é encarada de forma diferente pelos profissionais: os médicos preferem analisar a situação com cautela, os enfermeiros defendem a exclusividade desde que compensada em termos salariais.

“Esperemos que quem faça a proposta, se vier a concretizar-se, saiba negociar remunerações compatíveis com esta exclusividade”, afirmou Guadalupe Simões, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, citada pela Renascença, alertando para a necessidade de “acabar com a promiscuidade entre público e privado”.

“É uma proposta que salvaguarda o Serviço Nacional de Saúde e também salvaguarda a qualidade do Serviço Nacional de Saúde. Será uma medida positiva associada a um aumento da remuneração dos enfermeiros, tendo em conta a responsabilidade que o PS tem naquilo que são hoje as remunerações dos enfermeiros”, complementou.

Os médicos preferem aguardar para ver que propostas surgem sobre a mesa, com a vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos, Merlinde Madureira, a afirmar à Antena1 que a exclusividade não se resolve com uma proibição, sendo mais importante a “transparência” da relação.

Para a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, um eventual regime de exclusividade, como pretende o PS, traz o risco de tornar o setor público menos atrativos para os profissionais de saúde. Em causa estão as remunerações, que a vice-presidente Margarida França realça serem mais atrativas no privado.

Também de acordo com a Antena1, o Ministério da Saúde admite que a separação entre os setores público e privado está a ser analisada há algum tempo, embora sem prazos definidos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias