Categorias: Nas Notícias

Mário Soares defende que Portugal não aguenta medidas de austeridade adicionais

Em Loulé, o antigo Presidente da República, Mário Soares, manifestou-se contra medidas de austeridade adicionais, cenário que Portugal não aguenta. Soares voltou a tecer duras críticas ao Governo da coligação PSD-CDS e defendeu António José Seguro.

Mário Soares, que participou, nesta terça-feira, numa conferência em Loulé, lamentou que Portugal esteja perante um cenário onde o acordo de base entre PSD e PS tenha caído por terra, sendo que as divergências se acentuam e há vozes no interior do PS que defendem uma rutura com o memorando.

Mário Soares não foi tão longe, mas o ex-Presidente da República coloca-se ao lado de António José Seguro, quando o secretário-geral socialista sustenta que Portugal não aguenta mais medidas de austeridade.

“Nunca vi Seguro dizer algo com tanta clareza, como o fez agora. Disse ‘não aceito mais austeridade’ e acho que fez muito bem”, salientou Mário Soares.

Em declarações à imprensa, Soares entende que a via da austeridade sobre austeridade conduzirá Portugal ao declínio. “Mais cortes representam mais pessoas a sofrer, dificuldades acrescidas e a estagnação da economia. E o efeito será mais desemprego”, salientou o antigo líder socialista.

Passos Coelho também foi alvo de críticas, por ter traçado, na Universidade de Verão do PSD, um cenário que Mário Soares não vislumbra. “O primeiro-ministro faz um discurso aos jovens do seu partido em que diz que está muito contente, que as coisas estão a correr bem e que no próximo ano ainda vão correr melhor”, lamenta o histórico socialista.

A visão de Mário Soares sobre o futuro do país é contrária e pessimista: “Estou convencido de que os próximos tempos serão muito pior, se não mudarmos de política e se não pusermos os mercados na ordem”.

Os próximos tempos trarão, segundo Soares, “mais recessão e desemprego”, se o Governo não mudar de rumo. “Não há espaço para mais impostos, mas o primeiro-ministro repete que vai cumprir o acordo com a troika”, salienta.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias