Nas Notícias

Marcelo defende diálogo e defesa dos direitos humanos em encontro com al-Sisi, no Egito

O Presidente da República português defendeu hoje, num encontro com o seu homólogo egípcio, o diálogo para resolver os conflitos no Médio Oriente e o valor dos direitos humanos e da dignidade como “objetivo central” na política.

Numa declaração aos jornalistas, após um encontro com Abdel Fatah al-Sisi, no palácio presidencial, no Cairo, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ter abordado a situação no Médio Oriente e citou António Guterres, secretário-geral da ONU, para dizer que é necessário diálogo para resolver o conflito na Síria.

Este diálogo é “a melhor maneira de trabalhar pela dignidade humana, que é o objetivo central de qualquer ação política e nos Direitos Humanos”, disse o chefe de Estado português, que iniciou na quarta-feira uma visita de Estado ao Egito, país alvo de críticas frequentes quanto aos direitos humanos.

Depois de ouvir um repetido agradecimento de al-Sisi à transição no país, após a fase conturbada das manifestações da Praça Tahir, Marcelo Rebelo de Sousa destacou “como a transição é importante para os direitos humanos, direitos económicos, sociais e políticos, para uma visão plural da sociedade”.

O Presidente da República sublinhou ainda a importância de os líderes dos países valorizarem “os direitos das mulheres” ou “a liberdade religiosa”, o “diálogo entre igrejas e religiões e diferentes ideologias e doutrinas”.

O chefe de Estado egípcio defendeu também o bom relacionamento entre os dois países e sublinhou a importância de um reforço das relações a todos os níveis, incluindo as económicas.

No final do encontro entre os presidentes português e egípcio foi assinado um acordo entre o Instituto Camões, a Universidade do Porto e a Universidade de Ain Shams, do Egito, com vista ao reforço do ensino do Português.

Foi igualmente assinado um memorando de cooperação entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) Global Parques e Porto de Sines com a Zona Económica do Canal do Suez.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias