Nas Notícias

Marcelo faz balanço dos dois anos do Governo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado esperar que “o Governo dure uma legislatura” e que “não haja crises políticas” nesse período. O Presidente falou aos jornalistas aquando de uma visita à exposição “Germano Silva – O Porto no Coração” inaugurada hoje na Fundação Manuel António da Mota.

Num fim de semana que marca os dois anos do atual Governo, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que é “bom que haja um Governo forte e uma oposição forte para poder ser alternativa, sendo essa a vontade dos portugueses”.

O Presidente da República admitiu também que “é bom que o Governo tenha presente uma série de metas que foram definidas no seu início e que são importantes em matéria de política externa, de política de defesa, em matéria económica e financeira”.

Na mesma linha, Marcelo referiu a necessidade do Governo em cumprir “um objetivo nacional que os portugueses interiorizaram de finanças sãs, com isso contribuindo para o crescimento económico e para a criação de emprego”.

“Este ano revelou um outro desígnio nacional, que é olhar para aquele Portugal que por vezes é esquecido e evitar que voltem a ocorrer tragédias que ocorreram este ano. Já são muitos desígnios para um só Governo”, acrescentou.

Considerando a distância para o final do mantado, o Presidente admitiu que “espera é que estas linhas de orientação tenham sucesso” e que é sua responsabilidade “acompanhar o grau de realização ou de preenchimento com sucesso desses objetivos”.

Sobre o relacionamento com o Governo, Marcelo disse ter “uma visão da Constituição e uma personalidade que torna fácil trabalhar com qualquer órgão de soberania – a Assembleia da República, o Governo, tribunais, órgãos de não-soberania, das regiões autónomas ou poder local”.

“Até agora tem havido um funcionamento sem crises políticas e com estabilidade institucional na relação com o parlamento – que é muito diversificado -, com o Governo, com o poder judicial e com outras instâncias de poder”, sublinhou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias