Nas Notícias

Mais de 60% dos recém-graduados valorizam o trabalho híbrido

Flexibilidade, custos reduzidos e reconhecimento e valorização por parte das empresas são alguns dos benefícios apontados pelos jovens profissionais.

A mais recente investigação do CEMS – Aliança global composta por 33 das melhores escolas de negócios do mundo e da qual a Nova SBE é membro – releva que 61% dos jovens profissionais que acabam de entrar pela primeira vez no mercado de trabalho acreditam que o trabalho híbrido terá um impacto positivo na sua carreira.

Mais flexibilidade, liberdade, maior serenidade, redução de custos e a sensação de ser valorizado e respeitado pelos empregadores são os principais benefícios apontados pelos jovens profissionais.

A investigação revela ainda que apenas 14% dos entrevistados acreditam que o trabalho híbrido terá um impacto negativo na sua carreira.

Estudo sobre trabalho híbrido com 200 jovens de todo o mundo

Levada a cabo pelo CEMS junto de 200 jovens profissionais de todo o mundo que acabam de entrar no mercado de trabalho, a investigação aprofundou hipóteses iniciais obtidas em entrevistas qualitativas, tendo sido confirmada a preferência para o trabalho híbrido como o cenário ideal.

Alguns dos benefícios mais relevantes apontados pelos entrevistados são:

  • Oportunidade de viajar enquanto trabalha – mais flexível, o trabalho híbrido proporciona mais tempo para viajar e até mesmo trabalhar enquanto viaja (workcations);
  • Sentir-se valorizado – maior liberdade para definir o horário de trabalho, demonstra confiança e valorização do empregador face ao jovem profissional;
  • Maior oferta de empregos – oportunidades de trabalho que não estavam acessíveis no passado;
  • Custos reduzidos – a opção por uma residência fora das grandes cidades e deslocações menos frequentes permitem economizar tempo e dinheiro;
  • Melhor equilíbrio vida profissional-pessoal e bem-estar – a maior disponibilidade de tempo proporcionada pelo trabalho híbrido permite uma maior dedicação a hobbies, estudos, exercício físico e tempo com a família com um impacto globalmente positivo no bem-estar pessoal;
  • Maior foco – trabalhar em casa permite um maior foco e tempo de silêncio, em vez de estar a ser constantemente interrompido no escritório.

Trabalho totalmente remoto não é opção válida

Embora com uma clara preferência pelo trabalho híbrido, os estudos qualitativos desenvolvidos pelo CEMS permitiram ainda aferir que o trabalho totalmente remoto não é uma opção válida para a grande maioria dos entrevistados.

Passar tempo com os colegas (cara a cara) dentro ou fora do horário de trabalho foi considerado vital para o sucesso da carreira pois proporciona inúmeras oportunidades de networking e aprendizagem. De salientar ainda a importância de reuniões presenciais regulares com as equipas de trabalho.

Catarina António, recém-graduada do CEMS Master’s in International Management (CEMS MIM) na Nova SBE, refere a propósito dos resultados do estudo que “a nossa geração habitou-se a trabalhar remotamente enquanto estudava e, para nós, não é necessariamente menos produtivo”.

“Somos uma geração muito flexível e adaptável por isso gostamos de poder trabalhar no escritório ou em casa e de acordo com nossos próprios horários. No entanto estamos conscientes de que, se formos totalmente remotos, perderemos uma parte importante do trabalho em comunidade e da cultura do escritório”, assinala.

“A experiência online da minha geração durante a pandemia fez-nos perceber que é fácil integrar a vida profissional na sua própria vida utilizando a tecnologia. É possível construir uma vida e uma carreira se conseguirmos combinar tudo: só precisamos de um computador e podemos trabalhar a partir de qualquer lugar no mundo. O movimento nómada digital é exatamente a prova disso”, afirma Tolga Kirkali, recém graduada do CEMS MIM na Nova SBE.

Para Tolga Kirkali, “o trabalho híbrido reúne o melhor dos dois mundos: podemos interagir com as pessoas e criar laços pessoais, mas também podemos concentrar-nos em casa e desenvolver da maneira que nos é mais eficiente, o nosso trabalho”.

“Algumas pessoas gostam de trabalhar online e outras offline e dar opções ás equipas dá a oportunidade a empresa de obter o melhor deles”, conclui.

Sobre o CEMS

O CEMS é uma aliança global composta por 33 das melhores escolas de negócios do mundo, mais de 70 empresas multinacionais e 8 ONGs, que oferecem em conjunto CEMS o Master in International Management (CEMS MIM). O objetivo do CEMS é formar líderes responsáveis e preparar as futuras gerações de managers internacionais..

O CEMS MIM enfatiza a responsabilidade individual e social na tomada de decisões empresariais, liderança e cidadania, o raciocínio ético, a integridade pessoal e o respeito pela diversidade. O programa ajuda os alunos a entenderem e integrarem ambientes de negócios internacionais, enquanto lhes fornece conhecimento, habilidades e network para gerir pessoas além das fronteiras.

Sobre a Nova SBE

A Nova SBE é a mais prestigiada business school em Portugal e uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Pedro Oliveira (PhD, University of North Carolina at Chapel Hill). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007 e tem atribuição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira business school portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. A grande maioria dos cursos de licenciatura e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias