Categorias: Nas Notícias

Macau vai criar fundo de investimento para diversificar economia

O Chefe do Executivo de Macau afirmou hoje que o Governo vai criar um fundo para o investimento e desenvolvimento do território com o objetivo de diversificar a economia, altamente dependente da indústria do jogo.

Chui Sai On, apontou que este fundo vai “elevar o valor da reserva financeira e o planeamento dos investimentos nos projetos de cooperação” da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, criado por Pequim para desenvolver uma metrópole mundial entre as regiões administrativas especiais de Macau e de Hong Kong e nove cidades (Dongguan, Foshan, Cantão, Huizhou, Jiangmen, Shenzhen, Zhaoqing, Zhongshan e Zhuhai) chinesas da província de Guangdong.

Na reunião plenária da Assembleia Legislativa, Chui Sai On destacou que “o Governo vai elaborar medidas para atrair quadros qualificados, com o objetivo de dar resposta ao problema de falta destes profissionais na cidade”.

Macau tem uma economia altamente dependente do jogo. Em 2018, os impostos diretos – 35 por cento das receitas brutas – sobre o jogo representaram 79,6 por cento da totalidade das receitas públicas de Macau, segundo dados oficiais das autoridades do território.

De forma a demonstrar a capacidade que o Governo tem em investir neste fundo, que vai ser criado em meados de Setembro, Chui Sai On disse que até janeiro deste ano, “a reserva básica e a reserva extraordinária totalizam 569,54 mil milhões de patacas (62,362 mil milhões de euros), enquanto a reserva cambial se cifrava, no início do ano, em 163,25 mil milhões de patacas (17,875 mil milhões de euros).

Em relação aos projetos na Grande Baía, em cooperação com Guangdong, o chefe do executivo revelou “que Macau participa num total de 49 projetos, que abrangem intervenções e cooperações em diferentes níveis”.

No início de junho de 2018, o Governo de Macau divulgou uma nota onde explicou a gestão dos fundos investidos no projeto da construção da Grande Baía.

A região vai desembolsar 20 mil milhões de renmimbi (cerca de 2,5 mil milhões de euros), para este projeto, durante 12 anos, e vai ter um retorno anual de 3,5 por cento.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁsiaMacau

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias