Cultura

Livro de Raposo gera um cante alentejano de protesto

A apresentação de ‘Alentejo prometido’, o novo livro de Henrique Raposo, ficou marcada pelo protesto dos Cantadores do Desassossego. O grupo de Beja usou o cante alentejano para protestar com uma obra que já era polémica nas redes sociais ainda antes de ser lançada.

Cultura, violência sexual, suicídio e cante alentejano. Os conceitos estiveram todos relacionados com o lançamento, ontem, de ‘Alentejo prometido’, o livro de Henrique Raposo que já era polémico ainda antes de chegar às livrarias.

O lançamento da obra, ontem realizado na Bertrand do Picoas Plaza (Lisboa), ficou marcado pela intervenção do Grupo Cantadores do Desassossego.

O coletivo de Beja usou o cante alentejano, entoando o clássico ‘Alentejo, terra sagrada’, para protestar contra a visão do Alentejo expressa na obra por Henrique Raposo.

Quando terminaram a intervenção, os cantadores saíram de livre vontade (escoltados por alguns polícias), satisfeitos por terem manifestado o desagrado para com o autor do livro.

“Ele não tem verdade naquilo que diz”, defendeu o porta-voz do grupo, Francisco Torrão: “Tivemos que manifestar a nossa oposição e viemos transmitir que o alentejano é um povo culto, porque a cultura não se cinge só a quem tem livros”.

No reatar da sessão, o jornalista Henrique Monteiro defendeu o colega: “Ele não ataca o Alentejo, a não ser na cabeça de alguns lunáticos. Por muito que queiram queimar o livro, a mim soou-me a um hino de amor pelo Alentejo”.

‘Alentejo prometido’, com chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos, retrata a região onde temas como a violência sexual e o suicídio, de acordo com o autor, são encarados como normais.

“O livro do Henrique é um livro a que não se pode responder porque é a história dele”, argumentou Pedro Mexia, consultor do Presidente empossado esta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa, e que esteve presente no lançamento da obra: “É muito difícil discordar da biografia de alguém e dizer ‘eu não concordo com a tua vida’”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias