Categorias: MundoNas Notícias

Líder do PAIGC saúda apreensão de droga e pede “viragem de página” na Guiné-Bissau

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) disse hoje, depois de votar, que espera uma “viragem de página” e saudou a recente apreensão de 800 quilos de cocaína, sinal de que é preciso “resgatar o país” do tráfico.

Domingos Simões Pereira afirmou sentir-se feliz por ter exercido o seu direito de voto, mas salientou que estas eleições “são mais que um cumprimento de dever cívico” por representarem “um momento de viragem” para que, na Guiné-Bissau, “o império da lei vingue”.

No sábado, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu 789 quilos de cocaína, dissimuladas num camião, a maior apreensão deste tipo na história do país.

Os traficantes terão tentado aproveitar o fim de semana de eleições, com as autoridades concentradas no apoio ao ato eleitoral, para tentar levar a droga para fora do país.

Por isso, o trabalho da Judiciária “não é só simbólico como é demonstrativo do grau de urgência de que é resgatar o pais e impor a lei e o respeito da dignidade”.

Todo o guineense, disse Domingos Simões Pereira, sente uma “mistura de vergonha e de raiva” com esta apreensão, porque “99 por cento” da população “nunca viu droga e vê o seu nome continuamente associado a questões dessa natureza”.

Com as eleições de hoje, “temos a oportunidade de acabar de uma vez por todas” com esse problema, disse o dirigente do PAIGC, que enalteceu a adesão do povo guineense ao processo eleitoral e a resposta dada perante as propostas apresentadas pelo seu partido, para “um percurso que honre” o país.

Pereira disse acreditar “plenamente na vitória” do PAIGC e apelou para que todos os guineenses se empenhem “para tirar o país do lamaçal” que disse ser a Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira votou no bairro de Lunda, arredores de Bissau.

A Guiné-Bissau tem sido assolada por várias crises políticas e chegou a ser considerado um “narco-Estado” depois de vários militares terem sido referenciados como cúmplices na receção de droga da América Latina.

Em 2015, Domingos Simões Pereira foi demitido pelo Presidente, José Mário Vaz, apesar de o PAIGC ter maioria absoluta no parlamento. Desde então, o país tem vivido numa permanente crise política que tenta resolver com as eleições de hoje, uma imposição da comunidade internacional.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias