Categorias: MundoNas Notícias

Líder da Renamo considera “mau” o estado da nação

O líder interino da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, Ossufo Momade, considerou hoje “mau o estado da nação”, rebatendo a avaliação feita pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de que o país está “estável” e que “inspira confiança”.

“Para os moçambicanos e na visão da Renamo, o estado da nação é mau”, disse Ossufo Momade, falando hoje para a comunicação social em Maputo através de teleconferência, a partir da serra da Gorongosa, centro de Moçambique, onde reside atualmente.

Para o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), a falta de esclarecimento judicial sobre os contornos dos empréstimos secretamente avalizados pelo Governo e de responsabilização dos autores do caso, e a ausência de medidas concretas para acabar com os ataques armados no norte de Moçambique foram uma grande mancha na governação do ano prestes a findar.

“A Frelimo e o seu Governo não estão interessados em promover a paz e a reconciliação nacional”, declarou o líder interino da Renamo.

O sistema judicial, prosseguiu, mostra-se forte para o cidadão comum e fraco para os dirigentes e amigos da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo).

“Uma grande percentagem das nossas crianças ainda sofre de desnutrição aguda e temos milhares de crianças a estudar debaixo de árvores e sentadas no chão”, acrescentou o líder da Renamo.

Ossufo Momade apontou que o acesso à energia continua a ser uma miragem para a maioria dos moçambicanos e o custo de vida está cada vez mais insuportável, agravado pelas dívidas inconstitucionais e ilegais.

Na quarta-feira da semana passada, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu no parlamento que o país está “estável” e que voltou à rota do crescimento e prosperidade, depois de ter entrado em crise económica e política em 2016.

“Podemos afirmar, com segurança, que o estado da Nação é estável e que nos inspira confiança”, declarou Filipe Nyusi, falando na Assembleia da República sobre a situação geral da nação de 2018.

Segundo Nyusi, a grande conquista deste ano foi o alcance da estabilidade política e social, que permitiu que o país se concentrasse na atividade económica.

“Essa estabilidade permitiu que se lançasse a retoma da nossa economia”, enfatizou, durante um discurso que se prolongou por cerca de duas horas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias