Categorias: MundoNas Notícias

Líder da Câmara dos Comuns obrigado a intervir para desempatar votação parlamentar sobre o Brexit

O líder da Câmara dos Comuns, John Bercow, foi hoje forçado a intervir para desempatar uma votação sobre o Brexit após esta terminar num empate, acabando por bloquear um terceiro dia de “votos indicativos”.

“O racional para o exercício deste voto é que não cabe ao presidente criar uma maioria que, de outra forma, não existe”, explicou, após ser conhecido o resultado da votação, que acabou empatada a 310 votos.

Em causa estava uma proposta do trabalhista Hillary Benn para que o processo de “votos indicativos” fosse retomado na segunda-feira, depois de os dos dois dias anteriores, a 27 de março e 01 de abril, não terem resultado num consenso em qualquer das opções apresentadas

Bercow votou contra e invocou o princípio da precedência, lembrando que este direito de voto foi usado pela última vez em 1993, numa votação relacionada com o Tratado europeu de Maastricht.

A proposta de Hillary Benn foi votada como emenda a uma moção para começar hoje a ser discutido um projeto de lei para forçar o governo a pedir um novo adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Este projeto de lei, submetido por um grupo de deputados trabalhistas e conservadores encabeçado por Yvette Cooper, exige que a primeira-ministra, Theresa May, apresente um plano para pedir uma nova prorrogação do Brexit para além de 12 de abril.

O plano, que foi consentido por 312 votos a favor e 311 contra, implica que a discussão e aprovação do texto na Câmara dos Comuns seja iniciada esta tarde e concluída até às 22:00 horas de hoje, passando em seguida para a Câmara dos Lordes, acelerando um processo que normalmente demora semanas ou meses.

O texto foi apresentado no âmbito do processo conduzido pelo deputado conservador Oliver Letwin para tentar romper o impasse parlamentar em redor do Brexit, que já resultou em três chumbos do Acordo de Saída negociado pelo governo com Bruxelas e também na rejeição das opções alternativas no âmbito dos “votos indicativos”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias