Categorias: Mundo

Lapidação: Afeganistão prepara regresso do apedrejamento como pena de morte

A denúncia é da organização Human Rights Watch: o Afeganistão prepara-se para reimplementar a pena de morte por apedrejamento para o crime de adultério. Desde que os talibãs deixaram o poder, há 12 anos, que a lapidação não é aplicada.

A lapidação poderá voltar a ser praticada no Afeganistão, alertou ontem a Human Rights Watch (HRW). De acordo com esta organização dos direitos humanos, o Governo pondera recuperar o apedrejamento como pena de morte para as pessoas casadas que cometam o crime de adultério. Há 12 anos, desde que os talibãs perderam o poder, que a lapidação deixou de ser praticada.

A HRW denuncia que a alteração da lei irá contemplar duas punições para o crime de adultério. Se for cometido por uma pessoa casada, poderá ser condenada “à morte dor apedrejamento”, sendo uma pena mais branda no caso do culpado ser solteiro: “receberá 100 chicotadas”. Qualquer que seja a sentença, terá sempre de ser executada em público.

Brad Adams, dirigente da HRW na Ásia, apelou ao Presidente afegão, Hamid Karzai, para impedir a entrada da futura proposta de lei em vigor: “é chocante constatar que a administração Karzai possa pensar em restabelecer o apedrejamento 12 anos após a queda dos talibãs. A pena de morte por apedrejamento constitui uma violação de todas as normas internacionais em matéria de direitos humanos”.

O mesmo responsável recorda que a ajuda financeira ao Afeganistão depende, em grande parte, do cumprimento dos direitos humanos. Há pelo menos 16 milhões de dólares, o valor assegurado na conferência de Tóquio (Japão), que só serão transferidos se o país respeitar os compromissos em termos de direitos humanos, insistiu Brad Adams.

Citado pela AFP, um funcionário do Ministério da Justiça adiantou que o Governo está a ponderar o regresso da lapidação, uma pena prevista pela lei islâmica. “O Ministério, assim como outras instituições afegãs, estão a trabalhar numa lei para punir o adultério, o roubo e o consumo de álcool de acordo com a lei islâmica”, afirmou Ashraf Azimi.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias