Categorias: Desporto

Judiciária investiga incêndio na Luz: Imagens de vigilância ‘culpam’ adeptos do Sporting

Investigação da Polícia Judiciária (PJ) está em curso. As imagens de vigilância do estádio do Benfica poderão permitir às autoridades identificar os adeptos do Sporting que atearam fogo ao recinto e que foram alimentando as chamas com o arremesso de cadeiras. Público adianta que os prejuízos superam meio milhão de euros. Sporting poderá ter de pagar a fatura e uma multa, por comportamento incorreto dos adeptos.

Os adeptos do Sporting que terão posto fogo a algumas dezenas de cadeiras do Estádio da Luz poderão ser identificados pela PJ, que recolheu elementos de prova, no local, e vai analisar as imagens de vigilância, disponíveis através das diversas câmaras de vídeo colocadas no recinto.

O incêndio deu-se após o final da partida entre Sporting e Benfica, que os encarnados venceram por 1-0. Como medida de precaução, os adeptos visitantes ficaram retidos no espaço que lhes foi reservado para assistirem ao jogo.

Nenhuma imagem disponível demonstra o início do incêndio, nem os seus autores, mas a Polícia Judiciária poderá determinar quem (e de que forma) provocou as chamas no Estádio da Luz. Trata-se de fogo posto, que deverá ter sido alimentado pela utilização de material inflamável, em virtude da dimensão das chamas e da curta localização da área ardida.

Além das cadeiras incendiadas, também a cobertura do Estádio da Luz terá sido afetada, em virtude do calor emanado pelo fogo. Segundo avança o Público, os danos poderão superar o meio milhão de euros, valor que é por regulamento pago pelo clube a quem os adeptos pertencem. Neste caso, o Sporting.

Mas o pagamento das despesas provocadas no Estádio da Luz não será a única fatura a pagar pelos leões, já que o regulamento da Liga de Clubes prevê também uma multa, entre 250 e 2500 euros, por comportamento incorreto dos adeptos. A reincidência pode determinar a coima máxima.

Os adeptos do Sporting terão agido em protesto, por terem perdido grande parte do primeiro tempo, em virtude da revista que a Polícia de Segurança Pública efetuou. Também a polémica durante a semana, com declarações ‘incendiárias, poderá ter funcionado como incentivo a um caso de violência pouco visto.

No entanto, as palavras de protesto dos dirigentes leoninos continuam, mesmo após o jogo. O presidente Godinho Lopes criticou as condições em que colocaram os adeptos, enquanto Paulo Pereira Cristóvão, dirigente do Sporting, acusa o Benfica de não saber receber, falando em “condições pré-históricas”.

O candidato derrotado nas últimas eleições, Bruno de Carvalho, revelou ainda que os adeptos foram tratados “como gado”, relatando episódios como “crianças espezinhadas” e dificuldades em “respirar”, devido à ação da polícia, que deixou a multidão sem espaço. Bruno de Carvalho lamenta ainda as “bastonadas” dos agentes.

Neste momento, decorrem diversos inquéritos, relativamente à ação policial e ao comportamento dos adeptos do Sporting no interior do estádio. A PJ procedeu a três detenções, mas devido à posse de material pirotécnico, ainda antes do início do dérbi.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias