Categorias: Nas Notícias

João Gouveia no Meco para reconstituição da noite de 15 de dezembro

Ontem, a Polícia Judiciária (PJ) realizou a reconstituição da tragédia da Praia do Meco, que tirou a vida a seis estudantes da Universidade Lusófona de Lisboa. A diligência contou com a presença de João Miguel Gouveia, segundo adianta a RTP. As autoridades estiveram na casa arrendada e repetiram os últimos passos dos estudantes, naquela noite fatídica.

A reconstituição da tragédia da Praia do Meco decorreu ontem, cerca de dois meses após a morte dos seis estudantes da Lusófona, colhidos por uma onda, em circunstâncias que a Polícia Judiciária de Setúbal está a apurar.

De acordo com a RTP, essa reconstituição contou com a presença do dux João Gouveia, único sobrevivente numa história que está a ser analisada com detalhe.

A PJ deslocou-se à casa de Aiana de Cima, alugada pelos jovens estudantes, realizou um percurso até à Praia do Meco, contando com o testemunho do dux. Esta diligência – que envolveu cerca de 10 pessoas e duas viaturas – ocorre dois meses depois da morte dos jovens. E essa data é assinalada hoje, com uma missa na Paróquia do Campo Grande.

Não é crível que esta diligência da PJ de Setúbal altere o rumo das investigações. João Miguel Gouveia é testemunha do caso e está a colaborar com as autoridades. Chegou a ser aventada a possibilidade de ser constituído arguido, o que não se confirmou.

Empenhadas em colaborar com a investigação estão as famílias das vítimas, que quiseram ser assistentes no processo e já forneceram algumas informações relevantes para a investigação. No entanto, ainda não receberam a resposta ao pedido realizado, para serem assistentes na investigação.

Vítor Parente Ribeiro, advogado das famílias, garante que estas “continuam a recolher diversos elementos” que sirvam de prova para o Ministério Público.

Em causa estão dúvidas sobre alegada prática de praxe, na noite de 14 para 15 de dezembro. Algumas testemunhas, residentes no Meco, afirmaram que viram os jovens a serem praxados, a rastejar, horas antes da tragédia.

Recorde-se também que a TVI divulgou uma troca de SMS (entre uma das vítimas e uma estudante amiga), sendo que esta revela que naquele fim de semana, no Meco, estavam programadas praxes.

Caso esses planos tenham sido fiéis à troca de mensagens, estariam presentes outras pessoas, além do dux da Universidade Lusófona, João Miguel Gouveia.

A vítima Joana Barroso terá revelado, nessa mensagem de telemóvel, no dia 3, que iria ser praxada pelo dux João Miguel Gouveia e por dois honoris duces.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias