Categorias: Economia

Irão desmente boicote de petróleo depois da subida do preço do crude

O Irão chamou seis embaixadores – incluindo o de Portugal – para negar o rumor de que iria suspender o fornecimento de petróleo aos países europeus. O desmentido, contudo, não impediu a subida do preço de referência. Da parte de Portugal, o ministro Paulo Portas está a acompanhar a situação “com preocupação”. 

O Irão não vai suspender o fornecimento de petróleo aos países europeus “por razões humanitárias e devido ao frio”. A hipótese, ainda assim, foi suficiente a subida do preço do barril de Brent, a referência para muitos países importadores (como é o caso de Portugal), que evoluiu 0,58 por cento para os 118,85 dólares.

Para terminar com os rumores, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano convocou os embaixadores de alguns países europeus – Portugal, Espanha, França, Grécia, Holanda e Itália – para sublinhar “que o Irão vai rever as vendas de petróleo a esses países”, segundo a televisão estatal iraniana. O mesmo canal realçou que o Irão “pode substituir imediatamente” os compradores europeus por outros e que “isso não foi feito ainda dada a política humanitária do Irão e a atual situação da Europa”.

Poucas horas depois, o porta-voz do Ministério do Petróleo negou a suspensão do fornecimento: “desmentimos esta notícia. Se esta decisão foi feita, será anunciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional”.

Na base desta tensão está a decisão da União Europeia em decretar um embargo ao petróleo iraniano, a partir de julho, com a potência do Médio Oriente a responder com a sugestão de um ‘contra-embargo’.”O petróleo é algo que podemos obter nos mercados internacionais e os sauditas disseram que vão aumentar a produção”, desvalorizou a porta-voz da Comissão Europeia para a Energia, Marlene Holzner.

A resposta portuguesa tem sido dada por Paulo Portas. O ministro dos Negócios Estrangeiros, que a 24 de janeiro assumiu que “a dependência de Portugal face ao petróleo iraniano é agora de zero por cento”, admitiu hoje estar a “acompanhar com preocupação” a evolução da situação. Paulo Portas assegurou ainda que vai entrar em contacto com o embaixador para se inteirar de todos os pormenores da conversa de hoje.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias