Categorias: Tecnologia

iPhone vai ter quebra nas vendas em 2016, dizem analistas

Segundo alguns analistas 2016 marcará o início do declínio de vendas do iPhone, provocando a primeira queda de vendas desde o seu lançamento.

Terá o iPhone atingido o seu pico de popularidade? Os dados mais recentes de alguns analistas vão nesse sentido. No entanto, este tipo de análises vale sempre o que vale.

Segundo os dados da Morgan Stanley, as vendas do iPhone em 2016 deverão cair cerca de 6 por cento até ao final do ano. A mesma ressalva que tal facto está relacionado com o preço demasiado inflacionado nos mercados internacionais. A mesma fonte salienta que a China é o único mercado onde as vendas do iPhone continuam a crescer.

No mesmo sentido vão os dados da JPMorgan e da Drexel Hamilton. Os dados da JPMorgan indicam mesmo uma quebra nas vendas do iPhone ainda este ano: “as vendas de novembro dão sinais de uma fraqueza precoce no ciclo do iPhonew6s”.

Por seu turno, os dados da Drexel indicam uma quebra nas vendas em novembro na casa dos 6 por cento, tendo como base para a apresentação destes números as unidades encomendas por fornecedores da Apple em Taiwan.

Nunca a Apple – desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a Apple apresentou quebras no volume de vendas. Pelo contrário, foi sempre a subir. E a cada vez que é apresentado um novo iPhone a tendência é essa, uma subida no volume de vendas.

Há várias teses apresentadas por estes analistas para explicar esta possibilidade. Entre elas poderá estar a saturação ao iPhone nos mercados mais desenvolvidos, o seu preço demasiado inflacionado nos mercados fora dos EUA ou, simplesmente, a falta de inovação que volte a ‘espantar’ os consumidores.

A bem da verdade, as últimas versões do iPhone não trouxeram nada de realmente inovador ao mercado, nada que o fizesse distinguir das restantes marcas. A grande vantagem do iPhone continua a ser o seu sistema operativo, o iOS, bem como o seu design atraente.

Apesar disso, a Apple, e particularmente o iPhone, tem uma legião de fãs enorme. É bem provável que estes analistas estejam errados nas previsões e, à semelhança do que aconteceu o ano passado, os números saiam invertidos e as vendas aumentem.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias