Categorias: Nas Notícias

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem guia inteligente de apoio a cegos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um guia inteligente para orientar pessoas cegas no interior de edifícios públicos.

Este guia, que pretende aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano, foi desenvolvido em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Trata-se de uma aplicação para smartphone desenhada para ajudar (de forma rápida, intuitiva e segura) o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.

A partir do telemóvel, o sistema ‘SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People’ utiliza as tecnologias bluetooth e wi-fi para “orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício.

O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação: estabelece percursos e indica distâncias, descreve o ambiente envolvente (por exemplo, a que distância está do elevador ou de escadas), identifica pontos de interesse, entre outros”, explica o coordenador do projeto, José Cecílio.

Uma das características mais distintivas do sistema é a sua simplicidade: “simplifica o trabalho do utilizador em termos de especificação do que pretende. O utilizador pode dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja (tais como comer, comprar roupa)”.

O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas, tais como indicar os restaurantes que existem, para o utilizador a seguir dizer qual deseja. Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente até ao sítio desejado”, exemplifica o investigador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas cegas, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão.

O objetivo é que “ao entrar no centro comercial, o cliente possa saber quais as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto. Nesse sentido, vamos implementar um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra”, conclui.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias