Categorias: Nas Notícias

Hepatite C: É “imoral” pedir 50 mil euros por um medicamento, diz Paulo Macedo

O tratamento da hepatite C pode chegar aos 50 mil euros, o que o ministro da Saúde considera “totalmente imoral”. Paulo Macedo pede tempo para negociar com a indústria farmacêutica e lembra que o preço proposto para outro medicamento já caiu 60 por cento face à proposta inicial.

O custo dos novos tratamentos da hepatite C chega a ser “totalmente imoral”, afirmou o ministro da Saúde, justificando a demora nas negociações com a indústria farmacêutica.

Segundo Paulo Macedo, os laboratórios chegam a pedir 50 mil euros por um medicamento, um valor exagerado para permitir uma comparticipação.

“O Infarmed está a autorizar tudo o que são casos de ‘life saving’”, ou seja, quando os tratamentos são fundamentais para salvar a vida de um doente, garantiu o governante, em declarações à Lusa.

As associações de doentes continuam a exigir que os novos tratamentos para a hepatite C sejam adotados pelo Serviço Nacional de Saúde, mas os preços pedidos pela indústria farmacêutica têm bloqueado as negociações, de acordo com o ministro.

“O que queremos é ter uma estratégia concertada com outros países que também não aprovaram o medicamento e que são a maioria. Para tentar baixar, porque obviamente o preço é totalmente imoral”, reforçou Paulo Macedo.

Um outro fármaco inovador, também para a hepatite C, já teve uma queda do preço de 60 por cento durante as negociações, frisou ainda o ministro da Saúde.

“Quando estamos a falar de negociações, de aceitar uma proposta/imposição num tempo ou noutro, e isso significa centenas ou dezenas de milhões de euros para os contribuintes, isso não admitimos”, argumentou.

O objetivo passa por integrar Portugal numa estratégia concertada entre vários países europeus, numa escala que torne possível “aceder à inovação” em termos financeiros.

Só assim será possível, no entender de Paulo Macedo, fazer baixar o preço de um grupo de medicamentos inovadores que, no caso da hepatite C, tem mostrado uma margem de 90 por cento de cura.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias