País

“Há 40 a 50 por cento de doentes não urgentes”. Médico do São João faz apelo

A pressão nos serviços de urgência cresce tipicamente nos meses de inverno e 2022 não está a ser exceção, ainda por cima enfrentando o país uma nova vaga da pandemia de covid-19.

Nesse sentido, Nélson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de S. João, deixa um apelo às pessoas para que procurem os serviços de urgência sempre e quando for necessário mas que, por outro lado, tenha consciência na utilização dos serviços, indicando que em certos casos o indicado é recorrer à linha SNS24 antes de se deslocarem às unidades hospitalares.

“Continuamos com níveis de procura muitíssimo elevados”, explicou o médico, falando da situação dos doentes que não têm um diagnóstico urgente.

“Temos um problema estrutural, um problema cultural que se arrasta há muitos anos”, referiu Nélson Pereira, em declarações na RTP, destacando que é preciso dizer à população o que fazer.

“Naturalmente, e temos de dizê-lo que sempre que temos, como temos atualmente na esmagadora maioria dos hospitais em Portugal, 40 a 50 por cento de doentes que não são urgentes, obviamente que a presença destes doentes que não são urgentes coloca em risco os doentes urgentes”, comentou o médico.

“Presença destes doentes que não são urgentes coloca em risco os doentes urgentes”

Este responsável por uma das unidades hospitalares centrais do Norte, referiu ainda que “a estrutura, a organização e os recursos humanos estão a concorrer para o tratamento de todos estes doentes” e “não é possível dar a mesma atenção com a mesma qualidade a 500 ou a 600 doentes por dia, como seria se estivéssemos a dar essa atenção apenas a 350 ou 400”.

Para o diretor da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de S. João este “seria um número para o qual a estrutura é adequada”.

No canal público e em relação ao combate à pandemia, o médico apelou ainda à vacinação, dizendo que “a vacina continua a ser a melhor estratégia”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias