Categorias: MundoNas Notícias

Guerrilheiros da Renamo satisfeitos com regresso à vida civil em Moçambique

Os guerrilheiros da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, que entregaram voluntariamente as armas no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) manifestaram satisfação com a expetativa de regresso à vida civil.

O DDR, que resulta de entendimentos entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), arrancou na segunda-feira na serra da Gorongosa, província de Sofala, centro do país.

Abílio Tenisse, que tem a patente de capitão, entregou a AK-47 que o acompanhou ao longo de anos de guerrilha ao serviço da Renamo.

Cedeu a sua arma num centro de acantonamento na serra da Gorongosa e agora quer voltar à província natal, Zambézia, centro do país, para montar um negócio e ganhar o sustento para a família.

“Se tiver dinheiro, vou comprar uma ´moagem` para moer milho e ajudar as pessoas da minha zona, na Zambézia”, disse Abílio Tenisse ao grupo de jornalistas que acompanhou o arranque do DDR, em Sandjudjira.

Depois de ter combatido pela Renamo na guerra dos 16 anos que terminou em 1992 e reintegrado na guerrilha em 2012 para a onda de violência militar que se seguiu, Tenisse afirma estar farto de viver nas matas.

“Esperei muito por este tempo e apelo aos outros no sentido de se juntarem a nós para serem desmobilizados”, apelou.

Elias Sande, também com patente de capitão, deu voluntariamente a sua arma aos peritos militares internacionais que dirigem o DDR na Gorongosa e disse que pretende refazer a vida, que parou durante os anos dedicados à guerrilha.

“Uma das coisas que vou fazer é comprar ´moagem` a fim de obter alguma renda”, afirmou Sande, falando de um negócio muito popular no centro de Moçambique.

A farinha de milho moída em máquinas que funcionam a energia elétrica ou a gerador é um dos negócios mais prósperos no centro de Moçambique, devido à forte procura daquele produto para a cozedura de massa, muito consumida na região.

A única mulher que entregou a arma no primeiro dia do DDR, Elina Matavote, do chamado destacamento feminino da Renamo, não esconde a satisfação de se poder juntar à família no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, após longos anos nas matas.

“Não sei quanto tempo fiquei nas matas, mas agora que tenho oportunidade de regressar a casa, quero aproveitar e conviver com a família”, disse.

Muitas guerrilheiras da Renamo, que estão nas matas, também querem regressar à vida civil, assinalou Matove.

O início do DDR foi simbolicamente marcado pela entrega voluntária de armas por quatro guerrilheiros da Renamo e do registo de outros 46 para posterior desarmamento.

O ato foi testemunhado pelo líder da Renamo, Ossufo Momade, membros do Governo, peritos militares internacionais e jornalistas.

O DDR resulta das negociações de paz entre o Governo e a Renamo visando pôr termo a ciclos de violência entre as partes e o estabelecimento de uma paz duradoura em Moçambique.

O entendimento entre o Governo moçambicano e a liderança da Renamo prevê a integração de alguns guerrilheiros nas Forças de Defesa e Segurança (FDS).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias