Categorias: Nas Notícias

Grammy para Carlos do Carmo e Presidente Cavaco em silêncio

Um crítico público de Cavaco Silva, Carlos do Carmo, ganhou o mais prestigiado prémio da indústria musical, mas o feito foi ignorado por Belém. Ao contrário do que aconteceu há seis anos, quando o fadista venceu um Goya, não houve mensagem de parabéns por parte do Presidente.

A Academia Latina e o mundo da música em geral rendeu-se a Carlos do Carmo, agraciado este ano com o Grammy (considerado em geral como a mais importante distinção da indústria fonográfica a nível mundial) de Carreira.

Quem não se rendeu à consagração do fadista foi Cavaco Silva. O Presidente, que tem sido criticado publicamente por Carlos do Carmo em várias intervenções, não emitiu uma mensagem de felicitações, ao contrário do que é habitual quando um português se destaca no panorama internacional.

Apesar de ser o único Grammy atribuído a um português, de Belém só resta o silêncio. AO contrário do que aconteceu há seis anos, quando Carlos do Carmo venceu o prémio Goya para melhor canção original (por ‘Fado da Saudade’) e o Presidente lhe enviou uma mensagem de felicitações.

A ausência de uma mensagem de felicitações torna-se ainda mais estranha quando se atentam nas justificações de congratulações anteriores, como a terceira reeleição de Vítor Caldeira para a presidência do Tribunal de Contas Europeu ou, mais recentemente, o apuramento da Seleção de futebol para a fase final do Mundial.

O único facto conhecido (para além do Grammy) é a posição pública de Carlos do Carmo contra o atual chefe de Estado.

“Toda esta desgraça começou com Cavaco Silva. O erro está todo aí e a fatura está aí”, criticou o fadista, em 2011, numa entrevista à Rádio Renascença.

No ano passado, Carlos do Carmo voltou à carga, evocando o “azar dos Távores” para descrever a situação no país: “nós tivemos politicamente um azar dos Távoras, foi ter este Presidente da República como primeiro-ministro e como Presidente da República. Este país regrediu muito”.

“É só analisar”, reforçou o artista, numa entrevista à SIC: “foi mau demais para ser verdade. Ficou para trás a educação, entrou-se num novo-riquismo, entrou-se numa loucura de consumismo provocado”.

Ao lado de outro crítico assumido do atual Presidente e que também foi chefe de Estado, Mário Soares, Carlos do Carmo apontou que não se trata de “uma questão pessoal”, mas antes uma situação política.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias