Nas Notícias

Governo vai alargar rede profissionalizada de bombeiros a todo o país

De forma a reforçar a rápida resposta aos incêndios, o Governo vai alargar, a todo o país, a rede de equipas de intervenção permamentente, afirmou o ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita garantiu também que nenhum corpo de bombeiros será extinguido.

À margem de uma inauguração no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Eduardo Cabrita confessou que “não vai ser extinto nenhum corpo dos bombeiros. Se há experiência em Portugal que devemos homenagear e permanentemente valorizar é a do voluntariado em mais de 450 associações humanitárias”.

Em referência a uma notícia do jornal Público deste sábado, dando conta do avanço da profissionalização dos bombeiros em todos os concelhos do país, o ministro adiantou que, nesta decisão, o que está em causa é o “reforço de uma componente profissional no voluntariado”.

A ideia do Governo, insistiu o ministro, é a de “alargar a todo o país a rede – já hoje existente – de equipas de intervenção permanente”, que têm “carácter profissional” e já se encontram “baseadas nas corporações de bombeiros voluntários”, permitindo uma intervenção rápida, uma resposta imediata”.

“[Isto] porque, diz-nos também todo o conhecimento adquirido, o que é decisivo na resposta a um incêndio – quer um incêndio em torno de uma povoação, quer um incêndio florestal – é a primeira hora e meia de resposta”, explicou Eduardo Cabrita.

Neste contexto, as equipas de intervenção permanente deverão articular-se “com os grupos intervenção, proteção e socorro da GNR e com a força especial de bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil”.

“Conjugadamente [terão de] reforçar essa resposta imediata na tal hora e meia decisiva, para que um pequeno incêndio não venha a tornar-se num grande incêndio”, realçou.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias