Mundo

Governo australiano leva tratado de fronteiras com Timor ao parlamento para ratificação

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana apresentou esta semana o tratado de fronteiras marítimas assinado a 06 de março com Timor–Leste no parlamento da Austrália para iniciar o processo de ratificação, informou hoje o seu gabinete.

O processo de ratificação pelo parlamento dos dois países é necessário para a entrada em vigor do histórico tratado que Bishop assinou em Nova Iorque com o ministro timorense Agio Pereira, em nome de Timor-Leste, e que delimita de forma permanente a fronteira marítima entre os dois países.

A vontade do Governo australiano é que o parlamento possa votar o tratado “ainda este ano” tendo já iniciado o processo de preparação “da legislação de implementação” e a trabalhar com Timor-Leste e com as empresas que operam no Mar de Timor para finalizar o processo transitório relacionado com as alterações impostas pelo tratado.

Em concreto, o tratado implica por exemplo que Timor-Leste passa a receber 100% – agora recebe 90% e a Austrália 10% – das receitas dos poços ativos na região, nomeadamente o Bayu Undan.

Em comunicado divulgado hoje, o Governo australiano explica que a Austrália está empenhada em que o futuro de Timor-Leste seja “estável e próspero”, apoiando por isso as suas aspirações de “alcançar o seu potencial económico”.

Por isso, na apresentação do tratado ao parlamento, Bishop referiu-se ao aspeto que continua pendente, nomeadamente o desenvolvimento do campo petrolífero de Greater Sunrise, sobre o qual continua sem haver um acordo.

“Reconhecemos que o desenvolvimento do [Greater Sunrise] trará benefícios significativos a Timor-Leste em particular. Estamos ansiosos por colaborar com Timor-Leste, enquanto trabalha com as empresas da joint venture para encontrar um caminho comercialmente viável para desenvolver o Greater Sunrise”, disse Bishop.

“O tratado é uma conquista histórica para a Austrália e Timor-Leste. Resolvemos uma longa disputa, estabelecemos limites marítimos permanentes e lançamos as bases para um novo capítulo em nosso relacionamento com um de nossos vizinhos mais próximos”, explicou Bishop na sua declaração ao parlamento.

“É um exemplo do valor e da importância do direito internacional na resolução de disputas e divergências entre estados através de negociações pacíficas. Como dissemos no documento da Austrália sobre Política Externa divulgado no ano passado, a Austrália acredita que a ordem internacional baseada em regras é fundamental para nossa segurança e prosperidade coletivas”, frisou ainda.

Destacando a “boa vontade e compromisso dos dois países durante as negociações”, Bishop saudou ainda o “papel vital” da comissão de conciliação independente que conduziu as negociações que levaram ao tratado.

O processo de ratificação do tratado pelo Parlamento Nacional de Timor-Leste só deverá ocorrer depois da tomada de posse dos deputados que vão ser eleitos nas eleições de 12 de maio.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias