Categorias: Nas Notícias

GNR: Militar perde na Relação e é condenado por matar e ferir jovens em fuga

Um militar da GNR foi hoje condenado a três anos de prisão por, em 2006, disparou contra uma viatura em fuga, matando um jovem e ferindo outro. A pena do Tribunal da Relação do Porto, que ficou suspensa, é diferente da absolvição em primeira instância.

É mais um caso que promete polémica, com outro agente da autoridade a ser condenado pela Justiça no exercício do dever. Os factos remontam a 3 de outubro de 2006: durante uma perseguição, entre a Maia e o Porto, um militar da GNR disparou contra o veículo em fuga, matando um dos ocupandos e ferindo outro.

Absolvido em primeira instância, o militar foi hoje condenado, pelo Tribunal da Relação do Porto, a três anos de prisão e a 120 dias de multa, à taxa diária de 7,5 euros, totalizando 900 euros. A pena de prisão terá ficado suspensa, segundo a Lusa.

Luís Vaz Teixeira, o advogado do arguido, revelou que não foi notificado do acórdão. “A confirmar-se a pena”, acrescentou, “muito provavelmente” o militar “interporá recurso”.

Segundo outro advogado envolvido no processo, Pedro Carvalho, a sentença de três anos de prisão é em cúmulo jurídico: o arguido foi condenado por um crime de homicídio por negligência (com pena de dois anos e oito meses) e outro de ofensas à integridade física por negligência (oito meses).

De acordo com os factos da acusação, a GNR terá dado início a uma perseguição na zona das Guardeiras (Maia), que só terminou perto da Escola Secundária Garcia de Orta, no Porto. Foi já nas proximidades da escola que o militar terá disparado, matando um jovem de 21 anos e ferindo gravemente um outro de 18 anos, quando ambos se encontravam no banco de trás da viatura em fuga.

A condenação culmina com um processo judicial, mas a 27 de janeiro do próximo ano o mesmo militar regressa a tribunal: é acusado, num outro caso, da tentativa de homicídio dos dois ocupantes do banco da frente da mesma viatura em fuga.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias